Modelagem da interação do radical hidroxil com o 1,4-dioxano.

Favoritar este trabalho
Como citar esse trabalho?
Detalhes
  • Tipo de apresentação: Apresentação de Pôster / Poster Communications
  • Eixo temático: Estrutura Eletrônica
  • Palavras chaves: degradação; Radical hidroxil; 1;
  • 1 Universidade de Brasília

Modelagem da interação do radical hidroxil com o 1,4-dioxano.

Gustavo Gomes de Sousa

Universidade de Brasília

Resumo

Objetivamos modelar a abstração do hidrogênio do 1,4-dioxano promovido pelo radical hidroxil.
Reação a qual pode ser a representação inicial da degradação oxidativa do 1,4-dioxano.
Cálculos de nível MP2/6-311G+(d) e o modelo SMD fora usado para determinar as estruturas eletrônicas.
Geramos o perfil de energia relativo correspondente a abstração do átomo de hidrogênio.
Pode-se observar que a reação apresentou caráter exotérmico e barreira de ativação de 8,95 kcal/mol.

Questões (5 tópicos)

Compartilhe suas ideias ou dúvidas com os autores!

Sabia que o maior estímulo no desenvolvimento científico e cultural é a curiosidade? Deixe seus questionamentos ou sugestões para o autor!

Faça login para interagir

Tem uma dúvida ou sugestão? Compartilhe seu feedback com os autores!

Autor

Gustavo Gomes de Sousa

Olá, boa noite. Por enquanto ainda não as interações estudadas serão somente com alguns poluentes e seus metabolitos. E o intuito do trabalho é estudar a reação até a mineralização dos poluentes, a parte apresentada no congresso foi somente a primeira etapa de interação de muitas que irão degradar o poluente. 

Autor

Gustavo Gomes de Sousa

Olá, a energia utilizada foi a soma da energia eletrônica e o ZPE. 

As outras etapa da reação são a reação do radical formado com uma molécula de oxigênio formando assim um radical peróxido. O qual irá sofrer uma reação de terminação com outro radical dioxano com o peróxido, levando assim a clivagem que formara um alfa-oxil radical.

Este alfa-oxil radical seguira sofrendo um processo de clivagem. Promovendo assim a formação de diversos fragmentos os quais podem seguir reagindo com o radical hidroxil por diversos caminhos até chegar na mineralização do dioxano. 

Autor

Gustavo Gomes de Sousa

Olá, boa tarde. O nível de cálculo foi escolhido com base em outros artigos na literatura que utilizam o MP2, para determinar barreiras de ativação, através da determinação do estado de transição. Visto que na literatura esse nível representa bem as energias. 

Já o intuito de se utilizar o modelo SMD veio na necessidade de se simular o meio aquoso em que se encontraria o poluente, já que o trabalho tem o intuito de representar a degradação do dioxano pelo radical hodroxil presente em efluentes. 

Frederico Pontes

Muito obrigado pela resposta.

Autor

Gustavo Gomes de Sousa

Eu que agradeço. 

Autor

Gustavo Gomes de Sousa

Olá, boa tarde. Sou aluno da pós, do doutorado. E sim o SMD pode influenciar visto que o intuito do trabalho é tentar determinar o mecanismo e com isso a cinética da degradação do dioxano presente em efluentes pelo radical hidroxil. 

Penso sim em incluir algumas moléculas de água de forma explicita, principalmente para se ver as possíveis interações intermoleculares que podem ocorrer. 

Autor

Gustavo Gomes de Sousa

Olá, boa tarde. Sim foi verificado os possíveis intermediários e produtos da reação, existem na literatura artigos que demonstra as etapas da reação, porém não cheguei a encontrar trabalhos que mostrem dados como barreiras de ativação e a cinética. Sendo este uns dos principais intuitos do trabalho, determinar todo o caminho reacional juntos com todas as energias envolvidas e a cinética de cada uma das etapas.

Fabio Luiz Paranhos Costa

Olá Gustavo! Parabéns pelo trabalho! Deixo também um grande abraço ao professor Politi!

 

Eu acho que o Rodolfo estava perguntando também se você realizaram cálculos de IRC, não ficou claro para mim. Vocês realizaram estes cálculos?

 

 

Abraço!

Autor

Gustavo Gomes de Sousa

Olá, Boa tarde. Ainda não foram realizados os cálculos de IRC ainda não foram realizados