To cite this paper use one of the standards below:
Modelagem da interação do radical hidroxil com o 1,4-dioxano.
Gustavo Gomes de Sousa
Universidade de Brasília
Now you could share with me your questions, observations and congratulations
Create a topicWatch this next:
Objetivamos modelar a abstração do hidrogênio do 1,4-dioxano promovido pelo radical hidroxil.
Reação a qual pode ser a representação inicial da degradação oxidativa do 1,4-dioxano.
Cálculos de nível MP2/6-311G+(d) e o modelo SMD fora usado para determinar as estruturas eletrônicas.
Geramos o perfil de energia relativo correspondente a abstração do átomo de hidrogênio.
Pode-se observar que a reação apresentou caráter exotérmico e barreira de ativação de 8,95 kcal/mol.
Frederico Pontes
Olá Gustavo! Parabéns pelo trabalho. Está tudo muito bem executado e explicado. Eu tenho algumas perguntas sobre a metodologia: como foi escolhido o nível de teoria utilizado no trabalho? Qual a razão de utilizar o modelo SMD?
Márcio Sampaio Gomes Filho
Olá Gustavo,
Parabéns pelo trabalho! Você é aluno de iniciação científica?
O SMD pode influenciar os seus resultados (isto é, seu perfil de energia final)? Você pensaram em incluir água explicita na modelagem?
Obrigado
Gustavo Gomes de Sousa
Olá, boa tarde. Sou aluno da pós, do doutorado. E sim o SMD pode influenciar visto que o intuito do trabalho é tentar determinar o mecanismo e com isso a cinética da degradação do dioxano presente em efluentes pelo radical hidroxil.
Penso sim em incluir algumas moléculas de água de forma explicita, principalmente para se ver as possíveis interações intermoleculares que podem ocorrer.
Rodolfo Goetze Fiorot
Olá, Gustavo! Sua apresentação e trabalho estão muito claros, parabéns!
Você chegou a verificar que tipos de intermediários e produtos são esperados para a reação de degradação do 1,4-dioxano pelos radicais hidroxil? Como isso pode influenciar a análise do caminho de reação e viabilidade da mesma?
Gustavo Gomes de Sousa
Olá, boa tarde. Sim foi verificado os possíveis intermediários e produtos da reação, existem na literatura artigos que demonstra as etapas da reação, porém não cheguei a encontrar trabalhos que mostrem dados como barreiras de ativação e a cinética. Sendo este uns dos principais intuitos do trabalho, determinar todo o caminho reacional juntos com todas as energias envolvidas e a cinética de cada uma das etapas.
Fabio Luiz Paranhos Costa
Olá Gustavo! Parabéns pelo trabalho! Deixo também um grande abraço ao professor Politi!
Eu acho que o Rodolfo estava perguntando também se você realizaram cálculos de IRC, não ficou claro para mim. Vocês realizaram estes cálculos?
Abraço!
Gustavo Gomes de Sousa
Olá, Boa tarde. Ainda não foram realizados os cálculos de IRC ainda não foram realizados
Erica Moreno
Boa Noite Gustavo.
Parabéns pelo seu trabalho e excelente apresentação.
Uma pergunta: Vocês pensam em calcular a interação do radical formado com alguns amino-ácidos que formam as estruturas proteicas dos seres aquáticos que são diretamente impactados na absorção de águas contaminadas com o 1,4-dioxano?
Muito obrigada!
Um abraço.
Gustavo Gomes de Sousa
Olá, boa noite. Por enquanto ainda não as interações estudadas serão somente com alguns poluentes e seus metabolitos. E o intuito do trabalho é estudar a reação até a mineralização dos poluentes, a parte apresentada no congresso foi somente a primeira etapa de interação de muitas que irão degradar o poluente.
Régis Casimiro Leal
Parabéns pelo trabalho Gustavo! Na construção do perfil de energia (Figura 2) você utilizou energia eletrônica total ou energia livre? Fiquei curioso p/ saber quais as próximas reações/etapas que irá estudar! Mande um abraço ao Prof. Politi!
Gustavo Gomes de Sousa
Olá, a energia utilizada foi a soma da energia eletrônica e o ZPE.
As outras etapa da reação são a reação do radical formado com uma molécula de oxigênio formando assim um radical peróxido. O qual irá sofrer uma reação de terminação com outro radical dioxano com o peróxido, levando assim a clivagem que formara um alfa-oxil radical.
Este alfa-oxil radical seguira sofrendo um processo de clivagem. Promovendo assim a formação de diversos fragmentos os quais podem seguir reagindo com o radical hidroxil por diversos caminhos até chegar na mineralização do dioxano.
With nearly 200,000 papers published, Galoá empowers scholars to share and discover cutting-edge research through our streamlined and accessible academic publishing platform.
Learn more about our products:
This proceedings is identified by a DOI , for use in citations or bibliographic references. Attention: this is not a DOI for the paper and as such cannot be used in Lattes to identify a particular work.
Check the link "How to cite" in the paper's page, to see how to properly cite the paper
Gustavo Gomes de Sousa
Olá, boa tarde. O nível de cálculo foi escolhido com base em outros artigos na literatura que utilizam o MP2, para determinar barreiras de ativação, através da determinação do estado de transição. Visto que na literatura esse nível representa bem as energias.
Já o intuito de se utilizar o modelo SMD veio na necessidade de se simular o meio aquoso em que se encontraria o poluente, já que o trabalho tem o intuito de representar a degradação do dioxano pelo radical hodroxil presente em efluentes.
Frederico Pontes
Muito obrigado pela resposta.
Gustavo Gomes de Sousa
Eu que agradeço.