Feed de Atividades

Acompanhe as principais atualizações e discussões sobre os trabalhos publicados em PIBIC 2021!

Todas as atividades (50)
Outros

VINICIUS SANTANA CERQUEIRA respondeu o tópico "Diálogo..."

Publicação: Um estudo sobre os livros II e VI da Ética a Nicômaco

Prezada equipe, Vinícius e Lucas, parabéns pela pesquisa e apresentação do trabalho!

O trabalho está muito bem escrito: coerente, coeso, com rigor teórico metodológico que interpreta e exemplifica situações que contribuem para o entendimento dos três requisitos de uma ação genuinamente virtuosa, além de distinguir a bibliografia primária da secundária.

  1. Em sua estrutura, o trabalho reforçou os três requisitos de uma ação genuinamente virtuosa, a partir de Aristóteles. Contudo, nas Conclusões vocês apresentaram quatro requisitos, sendo dois retomados diretamente. Se possível, comentem essa distinção de três para quatro requisitos;
  2. Há indicações de trabalhos futuros para a pesquisa?
  3. Se dispuserem do link do trabalho “Um estudo sobre os livros I e II da Ética a Nicômaco” seria interessante divulgá-lo aqui no comentário.

Reitero a qualidade do texto, bem como do vídeo gravado pelo Vinícius.

Abraço, fiquemos bem.

Outros

Laís Silva Braga e outra pessoa responderam o tópico "Sobre o espaço cultural catalão "

Publicação: O universo dos castells como reflexo do nacionalismo na Catalunha: antes e após o Referendo de 2017

Laís parabéns pelo trabalho, achei interessantíssimo teu debate.  Confesso que toca fenômeno cultural que eu realmente não fazia ideia que existia, e me deixou bastante surpreso. O site também me pareceu um excelente estratégia de divulgação, e é muito legal perceber como tua pesquisas se relaciona com tua experiência de vida. Eu fiquei curioso se, como o Reial Espanyol no futebol, há espaço na cena cultural catalã para, se não um negação a identidade catalã, um discurso mais ameno em relação a Madrid ? É possível observar alguma posição como essa nos castells, ou são um espaço de unanimidade discursiva?

Outros

ISABELA SILVA DE ASSIS e outra pessoa responderam o tópico "Parabéns!"

Publicação: A PRESENÇA DAS MULHERES NO ATLETISMO BRASILEIRO

Oi, Isabela! Eu sou a Deborah, uma das doutorandas avaliadoras do seu trabalho! Parabéns pela exposição clara, com slides super pertinentes; o percurso histórico que você traz é excelente e super relevante pra área. O seu recorte de pesquisa é muuuuito interessante tanto pros estudos da ciência do esporte quanto pros estudos das ciências sociais. Uma dica é que, em trabalhos futuros, você traga algumas autoras que falam sobre gênero pra deixar a sua discussão ainda mais rica; você pode começar pela clássica Simone de Beauvoir, também pode ler a Silvia Federici (que, em alguns textos, aborda a questão do trabalho e da mulher). Essas autoras não falam sobre esporte, mas é possível articular os estudos que elas trazem com o que você propõe na pesquisa, ficaria belíssimo! Você também pode pesquisar outros trabalhos no site do grupo de pesquisa PAGU (do IFCH/UNICAMP). 
No mais, parabenizo você e seus orientadores pela reflexão! Ainda há muito o que se conquistar para as mulheres no/do esporte e trabalhos assim, produzidos na universidade, certamente ajudam na circulação do debate, lançando luz para a relevância do tema. 

Outros

DAPHINY LISBOA DE SANTANA respondeu o tópico "Elogios e pergunta"

Publicação: @HistoriaF5: mudanças na produção e difusão do conhecimento histórico na era digital

Oi, Daphiny! Que trabalho incrível! Parabéns pela sua pesquisa necessária e cuidadosa e também pelo seu vídeo de apresentação, que ficou super dinâmico, caprichoso, bem editado e tudo mais. Adorei, mesmo! <3

Gostaria de saber um pouco mais sobre essa parte em que você diz ter sido necessário analisar outros aspectos, como expressões faciais e referências bibliográficas para identificar os posicionamentos presentes nos vídeos selecionados. Como foi esse processo? Você fez isso com base em algum manual metodológico ou discussão bibliográfica sobre análises desse tipo de conteúdo, ou foi algo que foi partindo de você mesma, conforme você ia fazendo suas análises e interpretações?

Além disso, sugiro que, em textos futuros, tente aprofundar um pouco a discussão sobre o que o New London Group traz em seu manifesto e trabalhos derivados, pois, além da questão da afetividade e do engajamento, as dimensões dos multiletramentos e dos potenciais de autoria e interação nos ambientes digitais podem ser super bem articuladas com o que você discute a respeito do YouTube e dos conteúdos que viralizam.

Adoraria acompanhar seus próximos passos e dialogar mais com você.

Abraços e até mais,

Elis Siqueira.