Feed de Atividades

Acompanhe as principais atualizações e discussões sobre os trabalhos publicados em PIBIC 2021!

Todas as atividades (50)
Outros

Daniela Sayuri Mizobuti respondeu o tópico "Deglutição e Disfagia - Duvidas"

Publicação: Análise videoendoscópica da deglutição de medicamentos de diferentes tamanhos por pacientes com disfagia

Boa noite!

Gostaria de parabenizá-la pelo trabalho desenvolvido! Os objetivos do projeto foram contemplados; o tema é importante e relevante!

Gostaria de tirar umas dúvidas em relação ao projeto executado:

  1. De acordo com o trabalho, "a disfagia é qualquer alteração desde a entrada de alimento na boca e até sua chegada no estômago". Quais fatores estariam relacionados com essas alterações?
  2. Como a disfagia está relacionada ao risco de problemas pulmonares?
  3. Você poderia explicar como seria essa avaliação do risco de disfagia pelo EAT-10 e identificação da deglutição pelo PILL-5? Acredito que os resultados do quadro 2 são referentes o exame Videoendoscópico da deglutição (VED).
  4. Em relação ao exame VED, o nasofibroscópio, uma vez na narina do paciente o  incomoda a ponto de poder interferir no exame?  

Agradeço a atenção e mais uma vez a parabenizo pelo trabalho!

Outros

FELIPE SANTOS DE FREITAS CAIRES respondeu o tópico "Dúvida de Intervenção"

Publicação: ANÁLISE DA COORDENAÇÃO MOTORA E DO CONTROLE DE ANSIEDADE EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO NEURODESENVOLVIMENTO

Pesquisa interessante, parabéns pelo trabalho! Durante a apresentação me surgiu uma dúvida, pensando em uma intervenção a uma criança com Ansiedade e TDC, somente um trabalho com atividades físicas seria suficiente para melhorar o caso clinico? Ou seja, seria o suficiente tanto pra controlar a Ansiedade e aprimorar a Coordenação Motora ou seria interessante, de forma conjunta, um trabalho junto a uma psicóloga? Controlando assim o meios psicológicos da Ansiedade somado a um programa de atividades físicas. Gostaria de saber sua opinião.

Outros

GUILHERME LEITE PIGOLLI respondeu o tópico "Colonização por Aspergillus e Pseudomonas"

Publicação: Avaliação da detecção persistente de Aspergillus fumigatus a partir de espécimes clínicos pulmonares de pacientes com Fibrose Cística atendidos no Hospital de Clínicas da UNICAMP

Olá Guilherme! Parabéns pelo seu trabalho, é bastante importante e relevante!!
Eu fiquei com uma dúvida nos seus resultados de colonização por Aspergillus e Pseudomonas. Seus dados mostram n=5 pacientes colonizados por Aspergillus que tiveram também por Pseudomonas e outros n=5 que não tiveram a colonização por Pseudomonas. Entretanto, no início você cita que foram 24 pacientes obtidos para as análises. Os outros pacientes restantes não tiveram colonização por Pseudomonas? 

Outros

Diego Patrik Alves Carneiro respondeu o tópico "Questionamentos"

Publicação: FREQUÊNCIA DE REFEIÇÕES E PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DA ÁREA DA SAÚDE

Olá autores!

Primeiramente, parabéns pelo estudo.

Segue abaixo alguns questionamentos:

1 - Foi realizado cálculo amostral?

2 - Os estudantes universitários frequentavam os seus respectivos cursos no mesmo período do dia?

3 - Na tabela 2, como variável dependente temos a distribuição por sexo de indivíduos no início ou final do curso. Nessa caso indivíduos diferentes, seria esse um viés para a comparação entre os grupos?

4 - Foi pensado em fazer um estudo longitudinal retrospectivo ou prospectivo?

5 - Agora uma curiosidade, os autores chegaram a verificar diferença dos hábitos alimentares entre os cursos?

6 - Senti falta de um parágrafo na seção discussão que ressalte a importância do presente estudo, bem como onde ele avança e sugestões para estudos futuros.

Mais uma vez parabéns pelo estudo, acredito que é uma temática atual e muito pertinente.

Outros

ELIAS ANTÔNIO NICOLAS respondeu o tópico "Parabéns pelo trabalho Elias, segue as considerações."

Publicação: Desempenho competitivo em duatletas: relação entre marcadores de carga externa e respectivos efeitos na distância sprint

Olá Elias Antônio Nicolas, tudo bem?

Primeiramente é um prazer poder avaliar o seu trabalho. Ao ler o seu resumo, consigo visualizar muito esforço e dedicação ao seu projeto. Sabemos que trabalhar com seres humanos e realizar coletas em campo não é nada fácil. Além disso, o resumo contribui muito para a caracterização da modalidade em pauta. 

Apresento algumas sugestões para seu aprendizado e questionamentos. 

1- No trecho "A metodologia é baseada em um questionamento, trinta minutos [...]" na introdução, apresenta características do tópico metodologia. Para os próximos resumos, sugiro que você seja mais direto na introdução e explique a ferramenta aplicada apenas na metodologia.

2- Na sessão metodologia, uma figura com um desenho experimental seria interessante para ajudar o leitor a compreender o que foi feito no seu estudo. Além disso, a presença de um desenho experimental iria diminuir a parte escrita da sessão.

3- Ainda na sessão metodologia, no trecho "Ao final da competição cada atleta relatou a PSE tanto da parte neuromuscular quanto da cardiorrespiratória." Como os avaliadores explicaram a escala de PSE para os atletas? Quais critérios foram adotados e explicados aos atletas para determinar cansaço neuromuscular e cardiorrespiratório?

4- Na sessão resultados, no trecho " O valor médio da PSE (neuromuscular) foi igual 6, que é equivalente a um esforço moderado. Esse resultado mostra que o limiar do atleta não foi atingido [...]." Nesse ponto, senti falta de algum estudo como referência. Faltou também caracterizar qual limiar você está se referindo, por exemplo, limiar anaeróbio, limiar ventilatório, etc. Existe algum artigo que mostre que o limiar de atletas de Duatlon Sprint estão acima do score 6 na PSE ?

5- Na sessão resultados, no trecho " O atletas 1 apresentou variação de temperatura da coxa igual a 0,6ºC, após 48h da competição, o que pode indicar uma situação de desequilíbrio da musculatura." Existe valores de referência para essa variação de temperatura entre os membros que indique esse desequilíbrio muscular? Caso sim, seria interessante citar o trabalho.

 

Outros

Diego Patrik Alves Carneiro e outra pessoa responderam o tópico "Questionamentos"

Publicação: USO DO SMARTHPHONE POR ALUNOS DE GRADUAÇÃO E VARIÁVEIS PSICOSSOCIAIS ASSOCIADAS

Bom dia Larissa! Primeiramente, parabéns pelo trabalho! Super pertinente. Segue abaixo algumas dúvidas/questionamentos:

1 - Acredito que o período da pandemia tenha interferido no seu alcance da amostra, no entanto, ao iniciar foi realizado cálculo amostral?

2 - Os indivíduos participantes do estudo eram de todos os anos do curso de odontologia? Se sim, você acredita que os indivíduos que estavam caminhando para o fim do curso poderia ter uma influência no seu CR?

3 - O instrumento SPAI-BR é composto por 26 itens, esses itens recebem uma pontuação? Se sim, qual? Para considerar os valores maiores e menores foi se utilizado uma mediana, isso foi das respostas ou o próprio índice sugere?

4 - Eu trocaria a referência na tabela, pois fiquei procurando o SPAI-BR na tabela e encontrei o termo "escore do instrumento".

Mais uma vez, parabéns pelo lindo trabalho.

Outros

BEATRIZ NAGAMINE GOMES e outra pessoa responderam o tópico "Dúvida sobre Aspectos do Trabalho"

Publicação: Percepções e práticas sobre segurança de refeições de restaurantes comerciais com serviço de delivery em função da pandemia pelo COVID-19

Olá, Beatriz. Bom dia! Tudo bem? Espero que sim! Eu gostaria de parabenizar você e seus orientadores tanto pela ideia do trabalho de pesquisa quanto a sua realização e apresentação dos dados neste congresso. Eu me interessei bastante pelo seu trabalho e definitivamente acredito que tenham obtido dados extremamente relevantes para uma discussão pertinente deste assunto. Vocês levantaram pontos cruciais do tema e acredito que, de fato, os dados obtidos dentro do espaço amostral escolhido (microrregião de Campinas e Grande São Paulo) refletem com muita fidedignidade a realidade do estado de São Paulo inteiro. Baseado em minhas observações como consumidor, eu concordei com a grande maioria dos resultados obtidos, com exceção da parte que menciona a garantia de treinamento especializado para entregadores por parte da gerência dos estabelecimentos. Infelizmente, eu vivenciei diversas vezes que os entregadores finais não respeitavam condições mínimas de higiene coletiva, como o uso de máscaras. O que eu pude notar também é que este comportamento era proveniente em sua maioria de estabelecimentos que não pertenciam a não filiais, ou seja, restaurantes mais "bairristas". Por se tratar de um trabalho estatístico baseado no comportamento social, eu gostaria de tirar algumas dúvidas pertinentes; Como seria uma possível continuação deste trabalho? Existe uma possibilidade de aprofundamento em algum tópico explorado? Quais informações ainda são possíveis de serem exploradas? Obrigado desde já! Abraços.

Outros

Maria Eduarda Martelli e outra pessoa responderam o tópico "Dúvidas relacionadas a metodologia"

Publicação: Avaliação Antropométrica e Nutricional de Crianças Indígenas residentes em um meio urbano próximo à Unicamp

Bom dia, Davi!

Primeiramente parabéns pela sua apresentação e pela resumo bem escrito que você submeteu.

Gostaria que você me respondesse algumas dúvidas:

1) Como os dados de IMC, peso, estatura serão classificados?

2) Qual a idade média das crianças indígenas que vocês vão avaliar? Vocês pensam em levar em consideração o pareamento por idade no momento de escolha das crianças controles?

3) O seu estudo é longitudinal, correto? Quantas avaliações vocês irão fazer?

4) Vocês pensaram em incluir informações sobre perfil socioeconômico, nível de atividade física também? 

5) Senti falta da forma de análise dos dados. Como esses dados serão analisados?

Por fim, Parabéns novamente! Desejo sucesso na conclusão do seu trabalho.

Obrigada!

Att

Maria Eduarda

Outros

JONATAS PIAZZA PENA e outra pessoa responderam o tópico "Dúvida e sugestão"

Publicação: EFEITOS DA SINVASTATINA SOBRE O PERFIL EXOMETABOLÔMICO DE 3 LINHAGENS DE CARCINOMA MAMÁRIO HUMANO: CORRELAÇÃO COM EXPRESSÃO DE MARCADORES DE CÉLULA-TRONCO TUMORAL

Olá Jonatas,

Tudo bem?

Inicialmente gostaria de parabenizar pelo seu trabalho e do grupo! 

Gostaria de dar uma sugestão que acho que seria interessante fazer uma tabela de resumo ou gráfico. :)

Levando-se em conta que análises de metabolismo são bem criteriosas, todas são, mas especialmente metabolismo em cultura celular, vocês tinham os dados de PD, PDT (population doubling ou population doubling time) dessas células?

Precisou realizar o IC50 da sinvastatina? 

Obrigada e mais uma vez parabéns!

Abraço

Outros

VERENA RODOLPHO OLIVEIRA respondeu o tópico "Dúvidas e sugestões"

Publicação: ASSOCIAÇÃO ENTRE O ÍNDICE DE MATURIDADE DO TERCEIRO MOLAR E MEDIDAS DO TAMANHO DA POLPA EM RADIOGRAFIAS DENTÁRIAS PARA A DETERMINAÇÃO DE IDADE EM ADULTOS

Olá, Verena.

Gostei bastante da forma como você apresentou seu trabalho.

 

CRITÉRIOS DE INCLUSÃO

Na parte escrita você poderia ter especificado a faixa etária dentro dos critérios de inclusão.

Ainda sobre os critérios de inclusão, o que você quer dizer com condição dentária?

 

RESULTADOS

Creio que você tenha avaliado a população de uma ampla faixa etária, como apresentado na parte escrita. Entretanto, você apresenta apenas os resultados de pacientes jovens (14 - 22 anos). Sugiro corrigir isso para as próximas apresentações.

 

Outros

SARAH DOMINGOS DE OLIVEIRA e outra pessoa responderam o tópico "Dúvidas e Sugestões"

Publicação: Estudo da Citotoxicidade do Glifosato sobre Linhagens Celulares Tireoidianas

Olá. 

Muito interessante o trabalho que abrange um assunto pertinente e de grande importância. Você demonstra domínio sobre a pesquisa desenvolvida, além de ter apresentado as ideias de maneira clara, concisa e objetiva. Além disso, apresentou um resumo bem escrito.

Tenho algumas dúvidas e sugestões.

1. Você diz que após 48 horas, a ativação dos mecanismos de reparo de erros do genoma que podem ter sido causados pelo glifosato resultou na maior sobrevivência das células. Vocês pensaram em ensaios que podem comprovar isso?

2. O teste de viabilidade CCK-8 associado à exclusão por azul de tripan, te dá uma ideia sobre o comportamento de um composto. Para próximos passos seria interessante testar o perfil de proliferação celular através de testes específicos, como a marcação com o CFSE, BrDU, Ki-67 para provar se realmente há esse estímulo à proliferação, tendo em vista que só o teste de  viabilidade não responde isso. 

3. No seu resumo, você descreve que "[...] enquanto as células cresciam nas placas e iam sendo expostas ao glifosato foi realizado uma análise qualitativa de suas morfologias no microscópio óptico com lente de aumento de 10X". Seria interessante fazer fotografias dos poços para esta análise. No entanto, para uma análise qualitativa, o aumento de 10x pode não ser suficiente. Em 40x é possível distinguir melhor as estruturas celulares, alterações de membrana, algumas alterações nucleares. Associando isso a uma coloração (para linhagens de leucemia utiliamos o corante de Leishman ou HE), você poderia enriquecer mais este dado. Já fiz isso tratando uma linhagem com um composto e percebemos que visualmente a célula mudava completamente sua morfologia, de monócito para estrutura de macrófago, o que nos deu insights para futuros experimentos e estudos.

4. No título, para chamar ainda mais a atenção do público, seria interessante já definir que o glifosato é um agrotóxico.

 

Parabéns pelo trabalho e apresentação!

Outros

Dieila Giomo e outra pessoa responderam o tópico "Dúvida"

Publicação: Efeitos do sistema 4-sulfocalix[6]areno sobre marcadores de células-tronco neoplásicas em três linhagens celulares de carcinoma mamário humano

Olá Isabela,

Tudo bem?

Inicialmente gostaria de parabenizar pelo seu trabalho e do grupo.

Fiquei com algumas dúvidas:

1. Qual seria a vantagem do Calixareno?

2. Qual seria a explicação para que a combinação das drogas após 30 dias nas linhagens MCF-7 e MGSO-3 apresentem IC50 significantemente menor?

3. Os dados de IC50 na MACL-1 e MGSO-3 ficaram um pouco confusos. Houve proliferação com Calix? (Não sei se entendi muito bem, mas acredito que não pois não houve alteração de marcação com Ki-67).

4. Você chegou a realizar análise de índice de combinação para interação de drogas? Efeito sinérgico?

 

Obrigada e mais uma vez parabéns pelo trabalho.

 

Abraços

Outros

Maria Luísa Seragi Virgílio e outra pessoa responderam o tópico "Meus parabéns pelo resumo Maria, segue as considerações"

Publicação: ANÁLISE DE TENDÊNCIAS DE PERFORMANCE EM ATLETAS DE ULTRAMARATONA DE 217 KM

Olá Maria Luísa Seragi Virgílio, tudo bem?

Primeiramente é um prazer poder avaliar o seu trabalho. Ao ler o seu resumo, consigo visualizar muito esforço e dedicação ao seu projeto. Além disso, o resumo contribui muito para a caracterização e conhecimentos de provas de ultramaratona.

De maneira geral, o trabalho está impecável em todas as sessões. Parte escrita, estatística, formatação e imagens estão realmente adequadas. Eu realmente parabenizo seu trabalho. 

Apresento algumas sugestões para seu aprendizado e questionamentos. 

1- Na sessão RESULTADOS E DISCUSSÃO, no trecho "Essa informação mostra uma característica de grande importância das ultramaratonas, assim como na Marathon des Sables (JAMPEN et. al., 2013), uma vez que grande parte das demais modalidades possui como idade média e, consequentemente de melhor desempenho, a faixa etária de 25 a 35 anos." Existe algum estudo mostrando que a faixa etária dos atletas na maior parte das modalidades gira em torno de 25 a 35 anos?

2- Na sessão CONCLUSÃO, você afirma que "A partir dos dados obtidos e das análises realizadas, conclui-se que a idade média dos participantes dos últimos 10 anos de prova é de 45,2 anos." Como futura cientista do esporte quero sua opinião. Porquê os atletas de ultramaratonas apresentam idade mais avançada quando comparados com outras modalidades? Quais fatores (fisiológico, psicológico, etc)  estão associados com esse comportamento da idade?

Outros

Layse de Souza e outra pessoa responderam o tópico "Considerações"

Publicação: EXPESSÃO E PURIFICAÇÃO DO DOMÍNIO METILTRANSFERASE DA PROTEÍNA NS5 DO ZIKV​

Olá, Mayara!

Excelente trabalho e excelente apresentação! Você escreve muito bem e o projeto está bem claro e coeso. 

Contudo, no seu projeto escrito você inseriu como objetivo a análise da atividade enzimática, mas você não a menciona na metodologia. Dessa forma, o seu projeto condiz 100% com seu título, mas não totalmente com seu objetivo apresentado. É uma só uma dica para ficar atenta a isso, para sempre sempre passear com cautela pelos objetivos durante a realização e escrita do trabalho.

Você teve alguma dificuldade na realização do seu projeto? E o que você aprendeu com ela? Você acha que há como otimizar essa metodologia que você aplicou?

Novamente, excelente trabalho. 

Outros

ÉRIKA DUARTE PEDRO respondeu o tópico "Abordagem da Doença"

Publicação: Perspectiva das pessoas com Esclerose Lateral Amiotrófica: experiencias em uma rede social

Olá Érika Duarte, tudo bem?

Primeiramente gostaria de parabeniza-la pelo trabalho apresentado, achei seu trabalho muito bacana e interessante.

Eu não tenho nenhuma dúvida em questão, apenas algumas sugestões quanto a sua apresentação em vídeo e trabalho escrito.  Eu acredito que na sua gravação, apesar de muito bem explicada, eu senti falta de uma abordagem mesmo que mais geral/sucinta sobre a doença, o que ela é, quais geralmente são os sintomas e manifestações clínicas que ela impõe aos pacientes, antes de você entrar na análise da qual sua apresentação foi focada, entende? Na minha percepção, toda vez que estamos estudando alguma patologia clínica, é importante e relevante abordarmos um pouco sobre a doença antes de entrarmos em análises mais aprofundadas. Logo, acredito que você poderia ter explorado um pouco mais disso em sua apresentação. Quanto ao trabalho escrito, diferente do que foi apresentado em vídeo, houve uma abordagem geral sobre a doença de fato, mas ao meu ver, talvez teria sido interessante vocês aprofundarem um pouco mais sobre a doença, trazer uma abordagem bibliográfica um pouco mais completa e embasada. 

No mais achei sua apresentação bem coerente e muito relevante em exaltar a importância do profissional de saúde e sua inter-relação com os pacientes, uma vez que tal doença é complexa e muitas vezes de difícil entendimento por parte dos pacientes, e uma orientação bem elaborada e obviamente muita empatia com certeza é um diferencial nestes momentos.

Agradeço pela oportunidade e parabéns novamente.

Att, Felipe Cezar. 

Outros

tais moala respondeu o tópico "Sugestões"

Publicação: Avaliação da ingestão alimentar de vitamina B12 e folato em pacientes com doença de Crohn e sua associação com o risco de doença cardiovascular

Ola vitor. Excelente trabalho. Parabéns. Gostaria de expor algumas sugestões: Na tabela das características clínicas e demográficas você poderia fazer uma coluna para mulheres e outra coluna para homens, acredito que ficaria melhor na tabela, pois ficou um pouco confuso quando olhamos para essa parte, seria uma sugestão de separar homens de mulheres na tabela. Outra sugestão: não observei onde estariam as legendas dos asteriscos das tabelas, a legenda precisaria ficar logo abaixo da tabela para já conseguirmos interpretar. Também não encontrei a legenda de CDAI e de CDEIS no texto. Fora essas considerações só elogios ao trabalho.