Feed de Atividades

Acompanhe as principais atualizações e discussões sobre os trabalhos publicados em PIBIC 2021!

Todas as atividades (50)
Outros

Larissa Prado da Cruz respondeu o tópico "Metodologia"

Publicação: ESTIMATIVA DA EFICIÊNCIA FOTOSSINTÉTICA EM PASTAGEM CONSORCIADA USANDO IMAGENS DE SATÉLITE

Olá Diogo, parabéns pelo excelente trabalho! Fiquei com algumas dúvidas sobre a metodologia que não consegui captar totalmente:

1. Os 100 pontos amostrais foram avaliados todos os meses ou foram poucos pontos por talhão a cada mês que no final do experimento somaram 100 pontos? 

2. Uma vez que quantificou separadamente a biomassa do milheto e da braquiária, você chegou a estimar a eficiência fotossintética para cada espécie e avaliar o desenvolvimento delas ao longo do ano?

3. A biomassa residual da soja foi quantificada em abril juntamente com a biomassa da pastagem?

4. Não entendi muito bem a que se refere a FPAR. É a fração da radiação total, a fração interceptada pelo dossel ou algo diferente?

Outros

CAIO LUIZ DE SOUZA CORDES respondeu o tópico "Dúvida"

Publicação: Elaboração e validação do questionário sobre determinação de hábitos alimentares de adolescentes e jovens adultos em relação ao consumo de sal e alimentos salgados

Parabéns pela excelente pesquisa Caio e demais autores. O trabalho está muito bem escrito, claro e objetivo. Adorei o vídeo, está muito criativo!

A temática é muito relevante e de extrema importância, principalmente nos tempos atuais, assim como vocês relataram na introdução, em que podemos notar um consumo exacerbado de alimentos ultraprocessados.  

Gostaria de saber se vocês têm a intenção de aplicar esse questionário em alguns locais, como escolas, para posterior intervenções, como por exemplo, oficinais de conscientização sobre a importância da redução do consumo desses alimentos, ou seja, oficinais de educação alimentar e nutricional para os participantes. Ou se já realizaram intervenções com o público que participou da pesquisa. Acredito que a disseminação do questionário para os profissionais de saúde (principalmente nutricionistas) também será muito relevante e poderá auxilia-los em relação a intervenções pontuais a respeito do consumo desses alimentos.

Outros

CAIO LUIZ DE SOUZA CORDES e outra pessoa responderam o tópico "Questionamentos e comentários gerais"

Publicação: Elaboração e validação do questionário sobre determinação de hábitos alimentares de adolescentes e jovens adultos em relação ao consumo de sal e alimentos salgados

Prezados(as) autores(as), primeiramente gostaria de parabeniza-los(as). O trabalho está bem escrito, com argumento conciso e procedimentos metodológicos detalhados.

Seguem apenas alguns questionamentos e considerações:

1. Fiquei curiosa para saber como foi realizada a seleção das pessoas que responderam ao questionário, foram pessoas de uma mesma comunidade, por exemplo, da Unicamp? Observei que a aplicação foi online, qual foi a plataforma utilizada para comunicação com o público (email, whats app, entre outros)?

2. Observando a seção VI, apresentada na figura 2, faço duas sugestões: a primeira sobre as opções dos valores da renda familiar, sugiro que a  opção 1 seja menor, pois segundo o IBGE, 23% das famílias brasileiras vivem com apenas  R$1.245 mensais. A segunda é sobre as pessoas que moram junto, sugiro que insira um tópico para identificar  qual o número de pessoas, no questionário está apenas o tipo de parentesco. São questões irão influenciar diretamente no entendimento da condição socieconômica da pessoa entrevistada.

Outros

CLÁUDIA AKEL FERRUCCIO e outra pessoa responderam o tópico "Dúvidas gerais"

Publicação: Como diferentes processos tecnológicos podem afetar as propriedades antioxidantes de hidrolisados produzidos a partir de proteínas vegetais?

Olá, Cláudia.

Achei melhor fazer um tópico apenas com todas as dúvidas que tenho com relação ao seu trabalho. Então segue abaixo algumas das minhas dúvidas.

Abraço!

 

  • Qual método de extração foi utilizado? No seu resumo não tem indicando qual foi utilizado e porque.
  • A proteína foi quantificada após a extração?
  • Qual a relação/proporção enzima/substrato?
  • Para cada substrato foi utilizado uma proporção enzima/substrato diferente devido a recuperação de cada proteína?

Uma das variáveis mais importantes não foi citada na sua metodologia: TEMPO. Diante disso tenho alguns questionamentos:

  1. Nas etapas pós e pré, qual tempo foi utilizado para cada variável (temperatura, ultrassom...)?
  2. Com relação a ação enzimática, por quanto tempo a enzima agiu frente ao substrato? O grau de hidrólise influencia diretamente a atividade antioxidantes e funcionais da proteína hidrolisada.
  3. Durante o processo de hidrólise a temperatura e o pH foram monitorados?

 

  • Na metodologia foi descrito que seria utilizada duas proteases diferentes, no entanto, durante todo o texto nenhuma foi mencionada. Diante disso pergunto: Na tabela 1 e 2, os resultados referentes aos hidrolisados são provenientes de qual enzima? Ou se você fez um blend, o mesmo não foi indicado e não foi dito em qual proporção.
  • Pelo texto que foi apresentado, acredito que seus resultados estão repetitivos/duplicados quando analisamos as tabelas 1 e 2 e a figura 3. Entendi a abordagem que você quis fazer, mas fazendo assim você repete tudo de novo de forma “diferente” e além disso perde espaço para discutir e apresentar outros resultados.
  • Qual o critério para a escolha desses métodos específicos para análise de antioxidantes? O que cada um analisa ou remente a algum componente no organismo?
Outros

Mayra Martinelli Costa respondeu o tópico "Rotas preferenciais e biorrefinarias"

Publicação: ROTAS PARA O REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS DA VINICULTURA

Eric e colaboradores, boa tarde!

Sou aluna de doutorado na FEQ e estou tendo a oportunidade de avaliar este trabalho. Primeiramente, gostaria de parabenizá-los por todo esforço e resultados, em meio a um período tão conturbado.

O trabalho escrito está visualmente bonito, com esquemas que facilitam o entendimento dos processos descritos. No entanto, senti falta de algumas reações químicas, não só de fluxogramas. Além disso, um ponto de atenção é a escrita do texto, pois existem alguns erros de formatação e frases desconexas.

Vários materiais podem ser obtidos nas rotas propostas, e eu gostei muito da pluralidade de escolha! Porém, um dos pontos que julgo ser essencial em um trabalho científico é a capacidade de não só realizar a revisão bibliográfica, mas de se posicionar criticamente frente a ela. Sendo assim, gostaria de saber qual a rota que vocês julgam ser a mais promissora dentre todas. Quais seriam suas vantagens e desvantagens?

Outro ponto importante que foi destacado é a necessidade de adaptação das biorrefinarias existentes para que esses processos possam ser feitos em escala industrial. Vocês poderiam discorrer mais sobre isso? Quais as limitações que encontramos atualmente e o que podemos fazer para contorna-las?

Aguardo seu contato e agradeço pela atenção. Abraços!

Outros

DANIEL FREITAS FAGUNDES respondeu o tópico "Parabéns e uma questão"

Publicação: Avaliação do pré-tratamento ácido do inóculo na produção do biogás e ácidos voláteis utilizando líquidos iônicos como substrato

Olá, Daniel! Parabéns pelo trabalho!
Gostei muito da escrita do texto, de forma bem direta e clara. Fazer a revisão bibliográfica de um projeto em andamento é fundamental para embasar as etapas laboratoriais, o que é importante a nível de iniciação científica, contribuindo para a formação do pesquisador. Destaco, também, o caráter de ineditismo apontado no resumo, fator relevante que desponta o projeto como inovador na área proposta. 
Diante do exposto, reconhecendo o trabalho e o nível de pesquisa, sobretudo na pandemia, tenho apenas uma questão que poderia ter sido mais explorada: por que o estudo foca na utilização dos líquidos iônicos, especificamente, em detrimento a outros elementos? 

Novamente, parabéns pela dedicação à pesquisa!

Outros

VICTOR METHNER DELA LIBERA respondeu o tópico "Dúvidas"

Publicação: A tecnologia no setor de alimentação: Explorando as "dark kitchens" de cidade de Limeira

Victor, tudo bem?

Primeiro, gostaria de te parabenizar pelo trabalho e escolha do tema.

Tenho algumas dúvidas e curiosidades em relação ao seu trabalho.

1) Qual o critério de escolha do ponto central? Esse seria algum "ponto chave" no centro? Como pensaram sobre isso? (Na imagem do trabalho não consegui identificar muito bem o ponto laranja que você cita no texto).

2) Como você pensou na divisão das categorias que analisou? Será que por exemplo, pastel não poderia estar junto com salgado? 

3) Como você, graduando de nutrição, acredita que as questões de boas práticas das empresas "desconhecidas" poderiam ser melhoradas? Concorda que isso pode trazer riscos para os consumidores principalmente em relação a intoxicação alimentar? (visto que muitas vezes os consumidores dos produtos de "dark kitchens" não tem contato com esses "temas")

4) Se puder, gostaria que me contasse resumidamente quais foram os maiores desafios que você encontrou para realizar seu trabalho, principalmente por estar dentro de um período pandêmico.

 

Mais uma vez, parabéns!

 

Muito obrigada!

Outros

Willian Okita respondeu o tópico "Comentários e Dúvidas"

Publicação: Desenvolvimento, teste e validação de metodologia de projeto de rotor de turbina eólica de pequena potência para aplicação rural.

Olá Álvaro

Meu nome é Willian Okita, faço doutorado em Engenharia Mecânica na Unicamp

Primeiramente parabéns pelo trabalho

Tenho alguns comentários:

  1. O seu trabalho terá apresentação através de vídeo? Gostaria que tivesse para entender melhor suas ideias.
  2. Geralmente os objetivos são apresentado na Introdução. Além disso os objetivos não ficaram claros.
  3. As citações não foram apresentadas no texto.
  4. Algumas figuras estão com a legenda em inglês.
  5. Poderia ter explicado o método BEM.
  6. Se as figuras são apresentadas as mesmas devem ser mencionadas e/ou explicadas no texto.
  7. Por que foi escolhido a potência de 15kW para um aerogerador aplicado em áreas rurais?
  8. Quais equações foram utilizadas para gerar a distribuição da corda e a distribuição da torção ao longo da pá?
  9. Faltaram as sugestões para trabalhos futuros. Quais as sugestões de trabalhos futuros?
Outros

ANDRESSA IPOLITO FONSECA ZANETTI respondeu o tópico "dúvida acelerômetro "

Publicação: DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA PARA IDENTIFICAÇÃO DE ACIDENTES DOMÉSTICOS COM IDOSOS

Boa tarde.

Parabéns pelo trabalho. A leitura foi agradável. As tendências atuais de healthtec apontam que as tecnologias para idosos têm sido relevantes. Muitos buscam autonomia, moram sozinhos e essas ideias favorecem seu cotidiano, quanto mais for possível simplificar as soluções para que eles tenham acesso aos recursos, melhor. E sabemos que o arduíno contribui muito para esta "simplificação" por assim dizer.

Dúvida: Gostaria de saber sobre o acelerômetro, sua ideia é que ele estivesse fixo ao individuo, na forma de uma tecnologia vestível, smartwatch, ou outros? Ou entendi errado?

Se eu entendi certo, para evolução da ideia, caso exista prospecção, pode-se potencializar esse protótipo com um acompanhamento médico/familiar deste idoso com suas outras funções vitais, de modo que este individuo, por exemplo, portador de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão arterial, também seja monitorado em tempo real (outra tendência importante de saúde vislumbrada pelas operadoras de saúde e até pelo sistema de saúde público atual). Isso porque pode-se destacar dois tipos de monitoramento de idosos que vivem sozinhos ou passam parte do dia sozinhos - familiar e médico.

 

Obrigada e mais uma vez parabéns,

 

Andressa I F Zanetti