Feed de Atividades

Acompanhe as principais atualizações e discussões sobre os trabalhos publicados em PIBIC 2021!

Todas as atividades (50)
Outros

RAFAEL GONÇALVES respondeu o tópico "treinamento, rede e viés algoritmico"

Publicação: Aprendizado de máquina como mediação técnica: uma investigação sobre viés de gênero no modelo de linguagem BERT

Caro Rafael,
Como vai? Espero que bem!
Parabéns pela bela pesquisa! Li o seu resumo e fiquei com algumas pequenas dúvidas. Se puder respondê-las, agradeço:

1)Você pode expor mais em mais detalhes em que consiste o "processo de treinamento" para o BERT?

2) Porque usar especificamente a noção de “rede” (rede sócio-técnica) para falar do contexto em que os algoritmos atuam?

3) Não ficou evidente para mim, a partir do que foi apresentado no resumo, que há um "viés propriamente algoritmico" nesse caso. A probabilidade maior de que nomes próprios e pronomes masculinos apareçam no caso descrito na p.4 não pode estar atrelada simplesmente ao conteúdo dos corpora? Se a base são textos de literatura etc., não pode o exacerbamento da tendência média geral por escolher esses nomes e pronomes masculinos ter a ver com uma inflexão que acontece especificamente no processo de produção dos textos que compõem os corpora, antes de eles comporem os corpora propriamente e antes de qualquer relação com o algoritmo e com seu funcionamento?

Aguardo suas respostas,
Com um abraço,

Outros

VINICIUS BERSANO OLIVEIRA e outra pessoa responderam o tópico "Arquitetura Hospitalar"

Publicação: Arquitetura e Neurociência: A influência do ambiente natural e construído sobre a psiconeurofisiologia dos profissionais de saúde da área de quimioterapia do Centro Infantil Boldrini.

Olá Vinicius, parabéns pela pesquisa! A investigação sobre a influência de elementos biofílicos no ambiente hospitalar, com certeza levanta questões muito interessantes sobre a interação humana com o espaço. Achei muito legal que você não abordou somente as interferências do ambiente em relação aos pacientes, mas também contemplou os efeitos nos profissionais da saúde. Gostaria de saber mais detalhes quanto a metodologia do trabalho, observei que foram abordados alguns autores importantes relacionados ao tema, como se deu a organização da coleta de materiais de apoio? Sou estudante de arquitetura e urbanismo e faço estágio na área de arquitetura hospitalar, achei a escolha do eixo temático muito relevante e de grande sensibilidade da sua parte. Parabéns! 

Outros

ALYSSON BRENNER NOGUEIRA PEREIRA e 2 outras pessoas responderam o tópico "Mulheres e masculinidades"

Publicação: Os tirailleurs senegaleses na Segunda Guerra Mundial: Uma análise do filme "Camp de Thiaroye" (1988), de Ousmane Sembène e Thierno Faty Sow

Olá! Eu achei muito interessante sua pesquisa, principalmente a sensibilidade ao analisar a masculinidade dos personagens citados. Me impactou especialmente a parte da heroicização, pois normalmente este é um aspecto que eu consideraria negativo, mas entendendo as injustiças que permearam os sujeitos representados, compreendo a heroicização como uma forma de justiça, bem como você fala. Minha questão é: nos filmes analisados, são representadas mulheres? Se sim, eu gostaria de saber como as masculinidades desses homens impacta as mulheres e como elas se relacionam com essas masculinidades?
Parabéns pelo projeto! Abraços!

Outros

ALESSON RAMON ROTA respondeu o tópico "métodos, fontes e fontes auxiliares"

Publicação: Pré-histórico e contemporâneo: Construindo Stonehenge pela historiografia (1880-2020)

Olá Sofia, muito pertinente sua pesquisa, devido as sincronias de temporalidade que ela aborda, em três momentos distintos. Também foi interessante trazer em sua apresentação outras sincronias desde o mundo antigo. Minha dúvida é sobre a relação entre fontes principais e auxiliares. Por vezes, nos estudos de historiografia, há informações sobre a composição de livros, como cartas, anotações, outros textos contemporâneos, que ajudam a ampliar as possibilidade interpretativas sobre o objeto. É este tipo de material que tem usado? Se não, quais seriam? E o que eles modificaram em sua percepção sobre a leitura da fonte principal? Dependendo da resposta, talvez fosse o caso de chamar todos os documentos de fontes, sem hierarquia entre eles.

Outros

ALESSON RAMON ROTA respondeu o tópico "procedimentos de pesquisa"

Publicação: @HistoriaF5: mudanças na produção e difusão do conhecimento histórico na era digital

Olá Daphiny, parabéns pela apresentação, muito pertinente por associar uma temática tão atual com estudos teóricos e educacionais. Falas muito bem inclusive e pode ser uma concorrente dos seus objetos de estudo. Achei muito pertinente o uso das humanidades digitais, pois o digital aparenta ser uma nova epistemologia para diversas áreas do conhecimento, não exclusivamente da história. Como as discussões sobre história digital são ainda mais incipientes que humanidades digitais, às vezes, nós historiadorxs ignoramos debates de outras áreas, que podem estar até mais avançadas. Minha questão é sobre os procedimentos de pesquisa. Como está sendo organizado a visualização dos vídeos e construção das interpretações sobre eles? Talvez fosse pertinente ter os vídeos no computador (baixá-los), porque uma das caracteristicas do digital é a efemeridade. Gostaria de fazer uma sugestão que já pode estar contemplada na sua resposta. Existem alguns programas como Atlas.ti que ajudam a recortar determinados trechos dos vídeos e categorizá-los com os elementos de sua preferência. É bem útil para o tipo de trabalho que está desenvolvendo. O problema é que é uma ferramenta com copyright. Talvez fosse o caso se pensar alternativas para este tipo de trabalho, que envolve tanto um procedimento quantitativo quanto qualitativo. Para os vídeos mais conhecidos, é possível baixar as legendas produzidas pelos próprios autores, como greg news e submete-las à programas de análises textual (mineração de de texto ou dados). E neste quesito há inúmeras ferramentas gratuitas, como as disponíveis na plataforma github.

Outros

Laura Luedy respondeu o tópico "ecossocialismo e alternativas"

Publicação: Crise ecológica e alternativas sistêmicas: ecossocialismo e aspectos da ecologia marxista

Cara Giulia,
Boa tarde, tudo bem? Em primeiro lugar: parabéns pela pesquisa! Ela é muito promissora!
Li o seu resumo e gostaria de te pedir para me ajudar a sanar algumas dúvidas:

1) A caracterização do ecossocialismo a partir de três estágios é uma narrativa produzida e defendida por alguns autores específicos  (Foster, Burkett, Holleman, York, Angus, Saito etc.) Há, no entanto, pesquisadores que não se alinham a esse grupo e que também produzem críticas ecológicas a partir da herança intelectual socialista (p.ex. Jason W. Moore, ou quaisquer dos autores apresentados como sendo pertencentes à primeira fase). Você pretende incluir essas perspectivas alternativas em sua pesquisa no futuro?

2) A noção de Antropoceno foi formulada sob o pano de fundo muitos debates. Um deles gira em torno de qual seria o melhor jeito de nomear o fenômeno. "Capitaloceno" é uma das alternativas apresentadas a partir de uma perspectiva marxista. Você conhece o argumento de seus proponentes contra a noção de "Antropoceno"? Se sim, poderia expô-lo brevemente? Se não, qual você imagina que seja?

3) Como você resumiria o que o ecossocialismo propõe de específico em comparação com outras linhas de ambientalismo?
 
Aguardo suas respostas!
Com um abraço,

Outros

ANA BEATRIZ DAVID DE ANDRADE e outra pessoa responderam o tópico "Elogio"

Publicação: A BRASILIDADE RETRATADA EM MACUNAÍMA, O HERÓI SEM NENHUM CARÁTER: MÁRIO DE ANDRADE, LEITOR DE JOÃO BARBOSA RODRIGUES E PAULO PRADO

Oi Ana Beatriz;

Que legal poder acompanhar o desdobramento da sua pesquisa, já que vi sua apresentação no ano passado. Achei muito interessante o recorte que você fez para aprofundar a sua leitura do livro em relação à pesquisa anterior. Parabéns pelo seu trabalho! É possível perceber que você amadureceu muito sua leitura de Macunaíma nesse período. Pena que o tempo é tão curto, pois gostaria de ouvir mais, mas logo que sua monografia for publicada, eu com certeza vou ler. Por fim, achei muito interessante a sua interpretação de que "sem nenhum caráter" significa um tensionamento entre antagonismos e dicotomias, ou seja, ambíguo e paradoxal, chegando até mesmo ao significado negativo de ausência de caráter.  Parabéns! 

Outros

DANILO MORAIS BRAGA respondeu o tópico "Elogio e uma breve questão"

Publicação: OS IMPACTOS DA TECNOLOGIA NAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO SETOR DE TRANSPORTES URBANOS: UMA ANÁLISE DA EXTINÇÃO DA FUNÇÃO DE COBRADOR NO MUNICÍPIO DE CAMPINAS-SP EM 2019 E ALGUNS DE SEUS DESDOBRAMENTOS SOCIAIS E ECONÔMICOS

Olá, Danilo!

Primeiro, gostaria de elogiar a opção pelo estudo de um tema pertinente à cidade de Campinas, bem como pelo estado de desenvolvimento do trabalho aqui apresentado, mesmo que a pesquisa ainda não tenha sido concluída. Parabéns! Gostaria apenas de pedir que você comentasse um pouco mais sobre como o fenômeno conhecido como "uberização do trabalho" se conecta com seu objeto de pesquisa, a extinção da função de cobrador do transporte público campineiro. Desde já agradeço sua disponibilidade, e novamente o parabenizo!

Outros

Laura Luedy respondeu o tópico "dúvidas"

Publicação: Os desafios de equidade no Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas: relações de gênero, raça e masculinidades

Bom dia, Ingrid!
Tudo bem? Espero que sim. Parabéns pelo trabalho! É muito interessante uma pesquisa que se estende por tantos anos e com tantas frentes de trabalho distintas!

Lendo seu resumo, surgiram para mim as seguintes questões. Se puder me ajudar a respondê-las, agradeço:


1)Como é possível conciliar com a perpectiva de Vigoya, segundo a qual a mudança de paradigma produtivo permanece favorecendo homens” na América Latina, com o dado de pesquisa de que, de 2019 a 2020 “os mais afetados pelo desemprego foram os homens brancos, com maior remuneração”?

2)Por que os recortes temporais dos diversos braços da pesquisa são diferentes (alguns de 2019 a 2021, outros a partir de 2014 ou 2016?

3) Você conseguiu verificar, ao longo da pesquisa, algo de específico sobre a intersecção dos recortes de raça e gênero ou sobre outras variáveis que estão inclusas no gênero (mulheres negras, transsexualidade etc)?

 

Outros

Márcio José Cenati e 2 outras pessoas responderam o tópico "Qual o papel da creche na constituição da identidade étnico-racial dos bebês?"

Publicação: QUAL O PAPEL DA CRECHE NA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE ÉTNICO-RACIAL DOS BEBÊS?

Muito interessante e original a pesquisa apresentada, principalmente a articulação entre a cartografia e a identidade étnico-racial. Está ótimo quanto a formalidade. O destaque realmente é o tema, a articulação teórica e metodológica da interpretação dos dados e resultados. Vislumbro um projeto de doutorado que trará uma contribuição original e significativa para o debate e a luta contra o racismo.

Comente um pouco sobre como você imagina o impacto de seu trabalho nas discussões sobre o racismo estrutural – este que pode começar a ser desconstruído a partir do ambiente das creches, como aponta sua pesquisa.

Bom congresso!

Abçs.

Outros

Laura Luedy e outra pessoa responderam o tópico "estudo descritivo, situação de pesquisa e variáveis consideradas"

Publicação: O SUPORTE SOCIAL E A SAÚDE MENTAL EM MULHERES PRIVADAS DE LIBERDADE

Bom dia, Paola!
Tudo bem? Espero que sim.
Em primeiro lugar, quero te parabenizar pelo trabalho! A apresentação está muito informativa e tratar desses pontos entre a população encarcerada é muito importante e urgente.
Lendo seu resumo, restaram para mim apenas algumas dúvidas bem simples. Se puder respondê-las, agradeço.

1) O que você entende por "estudo descritivo"?

2)Houve possibilidade de comparação de respostas e diálogo entre as respondentes durante a aplicação do questionário e da escala?

3) Sabe-se que as pesquisa a respeito de mulheres reclusas em geral apontam que elas são bem menos visitadas que os reclusos homens. Como interpretar, à luz disso, o dado coletado sobre a percepção que as reclusas têm de que mantêm, em sua maioria, vínculo familiar bom e frequente?

4) No seu resumo, você apresenta dados específicos sobre práticas religiosas e de trabalho, e dados gerais sobre “demais atividades”. No vídeo você menciona especificamente as atividades de esporte - que, imagino, entrariam nnesse último conjunto. Considerando que todo tipo de atividade coletiva (jogos, conversas, artesanato, organização "política" comunitária etc.) potencialmente contribui para estreitar laços, porque você escolheu dar um relevo especial na pesquisa às atividades de trabalho e às práticas religiosas?

5)As respondentes receberão os resultados da pesquisa?

Aguardo suas respostas!
Com um abraço,

Outros

Daniela Santos respondeu o tópico "Parabenização"

Publicação: A atuação do Clube da Madrugada na imprensa manauara

Olá, Victoria. Parabéns por seu trabalho, que faz um resgate histórico-literário de importância nacional, além de fornecer vertentes muito bem consistentes para uma reflexão crítica, como a formação literária e cultural do país, a Semana de 22. Precisamente sobre seu texto e condução, destaco seu rigor científico, disponibilizando dados interessantíssimos. Seu vídeo faz uma complementação à qualidade do seu texto, incluindo as imagens, fotos, relatos. Uma única sugestão, caso seja útil, é procurar falar de forma mais compassada no vídeo. Sabemos do tempo curto e das dificuldades de sintetizar informações de um estudo rico como o seu, mas talvez suprir algo do roteiro da apresentação para ganhar essa pausa importante para você, inclusive. Mas se trata apenas de uma dica para enriquecer seus próximos trabalhos, que certamente serão excelentes, seguindo esse rigor, seriedade, texto claro, pesquisa excelente. Parabéns e obrigada por essa contribuição que traz!

Daniela

Outros

AMANDA HEBLING DO AMARAL respondeu o tópico "Questão sobre o trabalho."

Publicação: A IMPLEMENTAÇÃO DO "PROJETO DE VIDA" COMO COMPONENTE CURRICULAR EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO

Amanda, parabéns pelo seu projeto! O "projeto de vida" como componente curricular é de extrema importância pensando em reforma de educacionais.

No trabalho você relata que os docentes não consideram o projeto de vida como uma papel exclusivo da escola. Diante disso, gostaria de saber se a participação dos pais dos alunos também seria interessante na implementação desse componente curricular, pensando a importância do papel deles na continuidade do "projeto de vida" dos estudantes fora das escolas?

E mais uma vez parabéns aos autores pela realização deste projeto!