Feed de Atividades

Acompanhe as principais atualizações e discussões sobre os trabalhos publicados em PIBIC 2021!

Todas as atividades (50)
Outros

Matheus Bernardelli de Moraes respondeu o tópico "Perguntas"

Publicação: Otimização Evolutiva Multiobjetivo: Implementação do Algoritmo SPEA2

Olá Huang! Parabéns pelo seu trabalho. O uso de algoritmos de otimização multiobjetivo pode ser bastante desafiador em muitos cenários, principalmente porque exige do pesquisador uma correta modelagem do problema, desde as restrições até o modo de representar o problema. E deu para notar que você se preocupou com todos esses quesitos. Seu trabalho está claro e bem exposto! Tenho apenas algumas perguntas simples para te fazer: (a) Você chegou a avaliar algum quesito relacionado ao tempo de execução do SPEA2? Como o SPEA2 mede a densidade da população por meio do calculo da distância entre os indivíduos, imagino que ele leve um pouco mais de tempo que outros algoritmos (como o NSGA-II). A pergunta (b) refere-se ao tamanho do arquivo externo para armazenamento das soluções não-dominadas. Você definiu o limite máximo de 100 soluções armazenadas, alguma razão em específico para essa escolha? Não correria o risco de deixar soluções não-dominadas de fora caso a quantidade ultrapassasse esse valor? E a terceira e última pergunta (c), se você gostou de trabalhar nessa área e pretende continuar desenvolvendo pesquisas nela.

Outros

Mayra Martinelli Costa respondeu o tópico "Dúvidas sobre o trabalho"

Publicação: Avaliação econômica e ambiental da captura do CO2 no setor sucroalcooleiro

João Vitor e Joaquim, bom dia!

Sou aluna de doutorado da FEQ e estou tendo a oportunidade de avaliar este trabalho. Primeiramente, gostaria de parabenizá-los pelos resultados, em meio a um período tão conturbado!

Tenho algumas dúvidas sobre o trabalho, sobre as quais gostaria de discutir. Não trabalho diretamente com este tópico, então gostaria de conversar sobre os pontos que não ficaram claros na minha perspectiva.

1. Sobre os Créditos de Descarbonização (CBIO), não existe nenhuma menção sobre o significado da sigla no documento escrito, somente no vídeo. Para entender melhor, fiz minha pesquisa própria. Creio que muitos leitores podem ficar com essa mesma dúvida, seria bom incluir no texto.

2. Na Figura 1, gostei da inclusão do esquema, porém sem as legendas fica difícil de entender quais são as operações unitárias e as correntes do processo. Minha sugestão é sempre colocar todas as legendas necessárias nas figuras.

3. Um ponto que gostaria de destacar é a inclusão de referências bibliográficas. Embora elas apareçam no fim do documento, ao longo do texto não se sabe de onde as informações foram retiradas. Uma boa prática científica é sempre referenciar as referências à medida que as informações aparecem, passa muito mais credibilidade e facilitar ao leitor que quer investigar um tópico específico mais a fundo.

4. Sobre o Programa RenovaBio em geral... Eu entendi a ideia do programa e ele se encaixa muito bem na proposta do trabalho, porém falta uma explicação mais detalhada de como ele funciona na Introdução. Retomando a questão dos CBIOs, seria legal fazer um apanhado geral de como tudo isso funciona para situar o leitor.

5. Um ponto de atenção é o uso de siglas. São realmente necessárias e ajudam na fluidez do texto, porém muitas vezes fiquei confusa, tive que retornar alguns parágrafos para relembrar do que se tratavam. Uma sugestão, nesse caso, seria incluir uma seção de nomenclatura no documento, pois o leitor já sabe que, em caso de dúvida, ele pode consultar essa seção em específico.

6. A questão dos anos foi a que mais chamou minha atenção. Foi usada uma referência de 2014 no trabalho escrito, o que já é um pouco ultrapassada. Pelo que entendi, todos os cálculos foram feitos com esse referencial, e os resultados finais do preço de venda de CBIO foram promissores sob essa ótica. Porém, percebi no vídeo que os resultados foram trazidos para 2020/2021, e os valores mudaram radicalmente. Eu, particularmente, não acho legal modificar resultados uma vez que o trabalho já está finalizado, mas entendo os motivos. No entanto, os resultados pioraram, e essa desvalorização prejudicou suas conclusões.

7. É preciso cuidado com as casas decimais das tabelas. Alguns valores que eram essencialmente os mesmos foram descritos como sendo diferentes em casas decimais, acredito que por conta dos cálculos da simulação. Nesse caso, seria preferível arredondar tudo sem casas decimais.

8. Na Tabela 5, não entendi muito bem como foi feita a estimativa do custo equivalente anual. Quando dividi o valor de investimento inicial (linha de cima) pelos valores de custo equivalente anual mostrados na tabela, isso resultou em aproximadamente 9 anos. Fiquei confusa pois o texto diz que seriam considerados 25 anos de operação.

Esses foram os pontos que gostaria de discutir com vocês e ficaria muito feliz em ouvir suas explicações. De modo geral, eu gostei muito do tema proposto e vi uma enorme dedicação neste trabalho. Creio que com alguns ajustes, possa até ser publicado em uma revista científica. Parabéns!

Aguardo retorno e agradeço pela atenção. Abraços!

Outros

Kayol Mayer e outra pessoa responderam o tópico "Resultados obtidos."

Publicação: Predição de Séries Temporais Baseada em Redes Neurais Artificiais

Os resultados obtidos foram muito bons e fiquei bastante surpreso que a ESN atingiu melhores resultados que a LSTM, mesmo tendo uma arquitetura bem mais simples. Deixando de lado o critério da complexidade computacional, acho que seria interessante comparar os resultados com a BI-LSTM também, pois ela é uma evolução da LSTM para aprendizado de duas direções, i.e., do futuro para o passado e do passado para o futuro. 

Você pretende comparar a ESN com outras técnicas de machine learning para predição de séries temporais? Por exemplo, o XGBoost possui baixa complexidade computacional e ótimo desempenho em trabalhos de predição.

Para reconstrução de atratores estranhos, Li e Ravela (2021) (DOI:
10.1109/TNNLS.2021.3087497) demonstram que MLPs com funções de ativação não lineares (excluindo a classe piecewise linear) são capazes de reconstruir essa dinâmica com poucas amostras de treino. Para isso, os autores demonstraram matematicamente que os requisitos para caos surgem naturalmente nos autovalores da combinação dos pesos sinápticos das MLPs, independente do número de camadas. Conforme feito por Li e Ravela (2021), você pretende utilizar uma abordagem matemática formal para explicar o aprendizado do caos com ESN?

Outros

4 pessoas gostaram do tópico "Dúvida"

Publicação: Elaboração e validação do questionário sobre determinação de hábitos alimentares de adolescentes e jovens adultos em relação ao consumo de sal e alimentos salgados

Parabéns pela excelente pesquisa Caio e demais autores. O trabalho está muito bem escrito, claro e objetivo. Adorei o vídeo, está muito criativo!

A temática é muito relevante e de extrema importância, principalmente nos tempos atuais, assim como vocês relataram na introdução, em que podemos notar um consumo exacerbado de alimentos ultraprocessados.  

Gostaria de saber se vocês têm a intenção de aplicar esse questionário em alguns locais, como escolas, para posterior intervenções, como por exemplo, oficinais de conscientização sobre a importância da redução do consumo desses alimentos, ou seja, oficinais de educação alimentar e nutricional para os participantes. Ou se já realizaram intervenções com o público que participou da pesquisa. Acredito que a disseminação do questionário para os profissionais de saúde (principalmente nutricionistas) também será muito relevante e poderá auxilia-los em relação a intervenções pontuais a respeito do consumo desses alimentos.

Outros

CAIO LUIZ DE SOUZA CORDES respondeu o tópico "Elogio e comentários gerais"

Publicação: Elaboração e validação do questionário sobre determinação de hábitos alimentares de adolescentes e jovens adultos em relação ao consumo de sal e alimentos salgados

Olá Caio e orientadores

Parabéns pelo projeto! O tema é de extrema relevância.

Particularmente gostei da temática, pois meu projeto de iniciação científica neste ano também se relaciona com o apresentado por vocês, sendo chamado "Sistematizando a Educação Alimentar e Nutricional no Ensino Básico no contexto do desenvolvimento sustentável". Nós partimos da premissa de que a EAN é de grande relevância justamente pela realidade em que se vive (presença dos alimentos industrializados) e, ainda, sendo uma realidade que não pode ser ignorada, mas, sim, trabalhada e discutida. Gostei do trabalho e dos resultados obtidos, poderá ajudar na pesquisa que tenho feito com meus orientadores com certeza.

Meus parabéns!

 

Outros

DANIEL CANDELORO CUNHA e outra pessoa responderam o tópico "Questões sobre o trabalho"

Publicação: Estudo e Aplicação de Redes Neurais Profundas com Estados de Eco

Primeiramente, parabéns pelo trabalho. O texto está muito bem escrito e demonstra domínio sobre o tema. Gostaria de colocar algumas questões.

1) Você poderia explicar melhor o que é uma validação cruzada do tipo holdout?

2) Cada reservatório é gerado aleatoriamente correto? Em cada caso, para cada conjunto de hiperparâmetros, os reservatórios foram gerados várias vezes e os melhores conjuntos foram selecionados?

3) Nesse tipo de rede, os parâmetros que são calibrados no treinamento são apenas os que fazem a combinação linear dos neurônios de saída? Nesse caso, a otimização (minimização do MSE) é solucionada diretamente pela solução de um sistema linear?

4) Nesse tipo de rede, há necessidade de alguma regularização para lidar com overfitting?

Outros

Giuliana Del Bianco e outra pessoa responderam o tópico "Quero saber mais sobre o trabalho "

Publicação: O TRABALHO FEMININO: Estudo de caso sobre o trabalho de mulheres no setor automobilístico

Olá! Giuliana. 

Achei sua pesquisa bastante interessante. Realmente, você está de parabéns. O tema é bastante pertinente e você escolheu um setor bem apropriado. 

 

Eu achei que só pela leitura do texto, não deu para entender bem as ferramentas que você utilizou para a coleta de dados. Mas, no vídeo você explicou direitinho. 

Há também, vários errinhos de digitação, com palavras faltando letras. Mas, no geral o texto está bem claro e de fácil leitura. 

 

Você pretende dar continuidade a trabalhos seguindo essa premissa? Vi que você é FCA, qual curso você faz?

 

Att.: 

Janayna