DISCURSO DIDÁTICO PELA FILOSOFIA DA LINGUAGEM

- 214742
Resumo Expandido - Trabalho
Favorite this paper
How to cite this paper?
Abstract
DISCURSO DIDÁTICO PELA FILOSOFIA DA LINGUAGEM Introdução Ao considerar que as práticas pedagógicas constituem fenômeno a ser perscrutado pela Didática, no sentido de a Didática estar voltada para seu objeto de estudo próprio e peculiar, este ensaio, valendo-se da filosofia analítica e da lógica simbólica, procurou analisar a linguagem dessas temáticas e a forma como elas podem auxiliar a Didática a se utilizar de um exame crítico das regras usadas na formulação dos enunciados. Nesse sentido, busca-se trazer determinadas regras lógicas, tomadas de empréstimo de outros universos discursivos, com outras características, a fim de auxiliar a Didática a definir consistente e verdadeiramente uma linguagem didática. Didática como Ciência da Instrução Magda Becker Soares (Soares,1976, p. 146) nos chamou à atenção para como a Didática não vinha sendo considerada uma ciência, pois “[...] a Didática não se atribui a si mesma um objeto de estudo próprio, não se preocupa com o conhecimento dos fenômenos sobre os quais pretende atuar e que deveriam constituir o tema de suas reflexões”. Assim, de acordo com ela, nenhuma “[...] ciência há que estude as reais operações de instrução na sala de aula tal como verdadeiramente se desenvolvem, para que, a partir de sua descrição, da identificação objetiva de seus compromissos, sua estrutura, seus processos, se construísse uma ‘ciência da instrução’” (Soares, 1976, p. 147). Como a Didática não tem linguagem própria, o que não lhe permite exercer reflexão sobre o fenômeno que lhe é peculiar, para Soares (1976), o inventário léxico do discurso didático é bifronte, pois ora a categoria do vocábulo utilizado – como discurso didático – é pragmática e prescritiva, ora esse discurso, ao pretender teorizar e expressar os seus fundamentos e pressupostos, realiza a importação de estruturas de pensamento próprias de outras áreas do conhecimento. Concordamos com os argumentos expostos por Soares (1976), mas discordamos dela quando afirma que a linguagem de diferentes ciências se ajusta à hipótese de Sapir (e Whorf) quanto à proposta deles para a linguagem de diferentes culturas, ao sugerirem que o sistema linguístico em que pensamos influi sobre a forma de nossa percepção da realidade. Nas palavras de Sapir (1967 apud Ullmann, 1967, p. 252), os seres humanos estão quase inteiramente à mercê da língua particular que é o meio de expressão de sua comunidade [...]; o “mundo real” é em grande parte construído sobre os hábitos de linguagem do grupo [...] Vemos e ouvimos e experimentamos tal como o fazemos em grande parte porque os hábitos de linguagem de nossa comunidade predispõem-nos a certas opções de interpretação. Por sua vez, Whorf (1964), ao desenvolver as ideias de Sapir, convencido de que toda língua “oculta uma metafísica” (Soares, 1976, p, 157) que predetermina a visão do mundo dos que a falam, afirma: O sistema linguístico básico de cada língua não é meramente um instrumento de reprodução de ideias, mas é, sobretudo, um formador de ideia, o programa e guia para a atividade mental do indivíduo [...]. Dissecamos a natureza segundo as diretrizes fixadas por nossas línguas nativas. As categorias e os tipos que isolamos do mundo dos fenômenos não os encontramos ali porque saltam à vista de qualquer observador [...]. Certamente a natureza em pedaços, organizamo-la em conceitos e lhe atribuímos significação tal como o fazemos primordialmente porque somos parte de um acordo para organizá-la dessa maneira, sendo este um acordo válido para toda nossa comunidade linguística e que está codificado na estrutura de nossa língua (Whorf, 1964, p. 62) A partir desse raciocínio, Soares (1976, p. 158) avalia que a Didática, ao tomar de empréstimo a linguagem empregada por outras ciências, quando pretender teorizar e expressar os seus fundamentos e pressupostos, ela certamente também estará “[...] importando estruturas de pensamento que, em última análise, distorcem sua visão da realidade que lhe é própria e sua apreensão dos fenômenos que lhe são peculiares”. Para a autora, então, as outras ciências podem trazer colaborações à Didática, mas ela repudia a substituição do pensamento didático por pensamentos peculiares a outras ciências. Em busca de um modo próprio de pensar o campo fenomenológico da Didática, a ciência da instrução precisaria forjar sua própria linguagem a fim de se tornar, de fato, uma ciência? Crença e Conhecimento Sabemos, pela história da filosofia ocidental, que o conhecimento e a faculdade de conhecer o mundo foram alguns dos tópicos mais discutidos, desde o diálogo socrático Teeteto (Platão, 2015). A filosofia moderna é dividida entre racionalistas e empiristas: de um lado aqueles que consideravam a razão como fonte do conhecimento, tais como Descartes, Espinosa e Pascal; e de outro os empiristas, notavelmente os ingleses David Hume e John Locke, que queriam saber se o conhecimento a priori era possível ou não, e Kant, que mudou completamente o rumo da filosofia, mas não seu foco epistêmico, no saber. A preocupação permaneceu, essencialmente, com o conhecimento em si, não como estado de crença, tampouco se questionava o princípio aristotélico de conhecimento como crença verdadeira e justificada, não havia muito interesse em crenças que não correspondessem à realidade, ou ambíguas, ou mesmo nas crenças ambivalentes que um sujeito doxástico poderia ter. A semântica de mundos possíveis de Kripke (1959) foi um divisor de águas, mas a terminologia “mundos possíveis” deve ser tomada com muita cautela ‒ não deve ser entendida como um termo místico ou que evoque física quântica ‒, cautela que o próprio Kripke (1980 apud Stalnaker, 2011) sugeriu, e até se arrependeu do uso do termo “mundos”, sendo ele defensor de um realismo modal, mas foi o termo que ficou. Seu objetivo não foi outro se não o mesmo dos outros filósofos da linguagem que empregaram a lógica simbólica a fim de esclarecer uma faceta da linguagem comum. Entendam-se mundos como situações ou cenários hipotéticos possíveis; a lógica modal permite simbolizar modos nos quais p e ¬p podem ser verdadeiros de formas consistentes. Se [◊p], é possível que p, existe ao menos um mundo no qual p é verdadeiro; se [◊¬p], existe ao menos um mundo em que p não é verdadeiro, mas se [□p], é necessário que p seja verdade, em qualquer mundo possível (w), contanto que haja ao menos um mundo possível: (1) ∀w:◊w⟺  ∃(w^'=w)∧□(w^' ) (2) ∃〖(w〗_1 ):w1{□ p}=w∴ ◊p E podemos entender isso como uma formalização de nossos enunciados em linguagem natural sobre planos e prognósticos sobre eventos futuros, ou eventos presentes. Assim, é possível afirmar, pelos estados de crença na lógica formal, que isso permite a um sujeito pensar logicamente a respeito e mesmo dominar conhecimento, independentemente da sua realidade ‒ ou indiferentemente a ela ‒, de forma logicamente válida, ainda que com premissas não necessariamente verdadeiras, e mesmo aquelas que já se sabe de antemão serem inverídicas (tal como é em complexas teorias sobre obras de literatura e cinema), e mesmo aquelas que se abominam. Em um rápido exemplo disso, em um estudo, um grupo de negadores do aquecimento global (Kahan, 2015) ‒ que entendiam perfeitamente os argumentos que descrevem o fenômeno ‒ não se mostrou ignorante nem irracional, foi capaz de demonstrar que entendia sem acreditar e vice-versa, com o detalhe de que as perguntas foram colocadas não como fatos, ou como saberes, mas como uma crença dos cientistas climatologistas. A lógica modal epistêmica e doxástica de Hintikka (1962) permite até mesmo esses estados especiais, de sujeitos doxásticos que mantêm crenças sobre a realidade dos fatos. Dessa forma, muitos dos objetos que ocupam nosso inventário ontológico são simples e consistentes, além de serem facilmente comunicáveis: a memória do que significam as palavras “moeda” ou “carteira”, por exemplo, também é uma predisposição a um certo padrão de atividade neuronal a se ativar, mas previsível e substituível. A língua é fundamental para a cognição, mas não sinônimo dela. Cada linguagem humana totalmente expressiva faz o mesmo para seus falantes do que outra linguagem para falantes de outro lugar, com signos ‒ mas não a proposição ‒ diferentes. Em sua invisibilidade, então, o estado de crença de um sujeito é perfeitamente consistente, e a capacidade de enunciar sentenças verbais correlatas, o único critério para designar o estado de crença de um sujeito doxástico. Até mesmo as crenças sobre o que se passa em um universo fictício podem ser consistentes, tal como é em análises de obras de ficção. Mas nem sempre uma crença, sobre o mundo real ou não, é consistente. Assim, isso vale para aquelas crenças mantidas sobre o mundo real, mas cognição e linguagem não evoluíram para adquirir estados de crenças verdadeiros, avaliados friamente pela lógica e com a objetividade mantida, mas sim a um estado vantajoso de sofisticação, porém antinatural, e que requer disciplina. E, mesmo assim, estados de crença ambivalentes surgirão. A maioria das questões importantes não possui uma resposta exata. É tentador pensar em crenças como informações discretas e ordenadas que o sujeito possui gravadas em sua mente, tal como dados dispostos em linhas e colunas em uma planilha do programa Excel, talvez até mesmo com lugares físicos definidos em seu cérebro. Em algumas circunstâncias, assumir essa perspectiva é suficiente. Tal intenção é muito mais complicada, uma vez que a crença influencia, mas não determina por si só a ação, e não existe fisicamente como um dado discreto, mas sim articulada em uma teia conceitual em que só faz sentido quando relacionada a outras. É fácil formar estados de crença autocontraditórios. Descendo para uma camada de abstração abaixo da filosofia da linguagem, na neurolinguística constatamos que a própria linguagem evoluiu gradativamente, assim como o substrato físico do qual depende (cordas vocais, tímpanos, córtices temporais etc.), no sentido de se tornar mais expressiva. É importante salientar que "linguagem" não é um fenótipo simples, não existe um gene da linguagem. Como apontam os linguistas Pinker e Jackendoff (2005) a linguagem só é possível pela atividade síncrona de diferentes regiões do cérebro e outros órgãos, não é possível reduzi-la a uma de várias faculdades. Cada órgão necessário para a linguagem chegou à sua forma por mutações vantajosas à manutenção da vida e reprodução, a adaptação evolutiva, bem como pela exaptação, quando uma nova pressão evolutiva faz com que partes do corpo já existentes assumam funções diferentes daquelas nos quais surgiram. A linguagem não surgiu - não é sua causa derradeira - para relatar fatos verdadeiros, e a fala interna, ou introspecção, não pode ter surgido antes de seu uso mais primitivo, por favorecer a subsistência e reprodução humana em tribos, o nicho evolutivo humano (ibid.). O desenvolvimento de diversos idiomas, e a eventual invenção da escrita, que permitiu à espécie humana evoluir seu conhecimento para além do que seria possível pela genética: por meio da educação e da construção da cultura. O puro instinto de sobrevivência, assim como a violência e outras tendências antissociais, e mais instintivos, podem sobrepujar o uso da linguagem para a busca da verdade. É preciso educação, disciplina, e um ambiente social favorável à verdade para que o indivíduo assuma com maior frequência a verdade, como segunda natureza. Apesar de ter outros usos, esses foram os usos pelos quais ela surgiu na história evolutiva humana, selecionados para resolver problemas imediatos, com restrições de recursos e tempo ‒ desenvolveu-se não só naturalmente mas culturalmente, e precisou ser apreendida dentro de um contexto social (Pinker; Jackendoff, 2005). Teorias que postulam a linguagem como determinante do pensamento ‒ hipótese do determinismo linguístico ‒, inspiradas pelos trabalhos de E. Sapir e de seu discípulo B. Whorf (Pinker, 2002), trocaram a ordem do que determina o quê, e tentativas de engenharia social por meio de mudanças de vocabulário e eufemismo são fúteis, pois os eufemismos mudam, seus referentes e a percepção acerca deles não (Pinker, 2002). À Guisa de Conclusão Em um pequeno ajuste ao que havia sido escrito Soares (1976), o que buscamos expor neste ensaio foi uma colaboração entre as ciências no sentido de a Didática constituir-se como uma ciência voltada para seu objeto de estudo próprio e peculiar – o fenômeno da instrução – a fim de estabelecer e refletir em uma linguagem própria, consistente e verdadeira as suas bases teóricas. Nesse sentido, para não confundirmos uma questão filosófica real com um problema meramente técnico, convém fiar-nos à lógica simbólica quando da elaboração de enunciados consistentes e verdadeiros, tendo em vista que a Didática é um campo de estudo válido, com um componente teórico e um prático, os quais são indistinguíveis. Ainda sobre a linguagem, para defini-la precisamente a fim de fundamentar uma ciência, concordamos com Pinker (2002), quando argumenta veementemente de maneira contrária à teoria de Sapir-Whorf de determinação linguística. REFERÊNCIAS HINTIKKA, Jaakko. Knowledge and belief: An introduction to the logic of the two notions. Ithaca: Cornell University Press, 1962. JACKENDOFF, Ray; PINKER, Steven. The nature of the language faculty and its implications for evolution of language (Reply to Fitch, Hauser, and Chomsky). Cognition, v. 97, n. 2, p. 211–225, 2005. Disponível em: . Acesso em: 10 out. 2023. KAHAN, Dan M. Climate‐Science Communication and the Measurement Problem. Political Psychology, v. 36, n. S1, p. 1–43, 2015. Disponível em: https://doi.org/f64dcd. KRIPKE, Saul A. A completeness theorem in modal logic. Journal of Symbolic Logic, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 1-14, 1959. DOI: https://doi.org/fpvhv7 PINKER, Steven. The blank slate: the modern denial of human nature. Nova Iorque: Viking, 2002. PINKER, Steven; JACKENDOFF, Ray. The faculty of language: What’s special about it? Cognition, [S. l.], v. 95, n. 2, p. 201-236, 2005. DOI: https://doi.org/b6jc2z PLATÃO. Teeteto. 4. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbekian, 2015. SOARES, Magda B. A linguagem didática. In: NAGLE, Jorge (org.). Educação e Linguagem: para um estudo do discurso pedagógico. São Paulo: EDART, 1976. p. 145-160. STALNAKER, Robert. Possible worlds semantics: Philosophical foundations. In: BERGER, Alan (org.). Saul Kripke. [S. l.] : Cambridge University Press, 2011. p. 100-116. ULLMANN, Stephen. Lenguaje y Estilo. Madri: Aguilar, 1967. WHORF, Benjamin L. Science and linguistics. In: ALLEN, Harold B. Applied English Linguistics. 2. ed. Nova Iorque: Appleton-Century-Crofts, 1964. p. 64.

Share your ideas or questions with the authors!

Did you know that the greatest stimulus in scientific and cultural development is curiosity? Leave your questions or suggestions to the author!

Sign in to interact

Have a question or suggestion? Share your feedback with the authors!

Institutions
  • 1 PUC/CAMP - Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Track
  • GT17 - Filosofia da Educação