Feed de Atividades

Acompanhe as principais atualizações e discussões sobre os trabalhos publicados em PIBIC 2021!

Todas as atividades (50)
Outros

ANDRESSA IPOLITO FONSECA ZANETTI respondeu o tópico "SUGESTÕES"

Publicação: A acessibilidade arquitetônica nas áreas públicas da Moradia Estudantil da Unicamp: Diagnóstico da caminhabilidade nas principais rotas de acesso à moradia padrão

Olá Natália e professora Núbia.

Parabéns adorei realizar a leitura do tema, que é muito pertinente e atual, além de ser uma problemática universal que precisaria ser aplicada globalmente.

Quantos às perguntas não as tenho, sei que a apresentação é limitada e creio que fizeram o possível para organizar os dados principais no texto.

Tenho apenas sugestões.

Especialmente na apresentação dos resultados, ao realizar uma comparação das figuras com o elucidado na descrição, tive algumas dificuldades na leitura visto que você ás vezes deixava de comentar o ilustrado na figura para comentar outro resultado, e o leitor acaba buscando uma comparação entre figura e descrição.

Exemplos:

"As calçadas também foram avaliadas pela condição dos pisos e presença de barreiras físicas. Dos entrevistados, 66,7% classificaram com nota 1 ou 2, em mesma escala da figura anterior, os pisos e os comentários acerca de barreiras físicas demonstram ..." O gráfico se tratava da largura da calçada, e demorei para entender que sua descrição não era sobre este item. Isso é um detalhe, entretanto como você priorizou ilustrar em gráficos talvez algumas questões mais importantes seria interessante descrevê-los em detrimento de outros aspectos não ilustrados. Ou, descrever a ilustração, e agregar os outros aspectos dos resultados somente com a descrição.

Na figura 2 também acho que a leitura ficou confusa: "A percepção sobre a mobilidade foi primeiro testada com essa questão exibida acima, que demonstrou ser esse um grupo relativamente habituado a andar. Isso escora os números seguintes que apontam cerca de 75% deles julga as distancias até a ciclofaixa ou ponto de ônibus mais próximo neutras ou satisfatórias, não configurando problema no primeiro momento..."

Os números seguintes que você menciona eu subentendi que seria sua próxima pergunta do questionário? Porque pela ordem da apresentação de seus resultados a próxima análise é atratividade das faixadas e não distâncias até a ciclofaixa.

Na figura 4, você trocou o termo utilizado por você - na legenda do gráfico você utiliza nada seguro...e na descrição você menciona nada suficiente. Isto dificulta observar e comparar o seu achado de 60%.

Por fim, nas imagens (documentação fotográfica), como eu sou uma leitora não exclusiva da arquitetura, tive duvidas sobre o que podemos observar nas imagens 2 e 4, quais são os seus destaques para estas imagens. Nas outras entendi que foram a condições dos calçamentos e nestas faltou uma descrição individual para cada imagem, na legenda mesmo talvez.

 

São apenas sugestões que podem ou não ser acatadas, de qualquer forma parabéns pela pesquisa e iniciativa.

Abraços.

 

Andressa I F Zanetti

Outros

Felipe Bayma Barbosa Rolim respondeu o tópico "Dúvidas"

Publicação: Análise por Imagens da Qualidade de Energia Elétrica em Microrredes

Boa tarde,

 

A aplicação da metodologia está clara, o mapeamento dos sinais de tensão podem auxiliar o operador da rede na tomada de decisão em virtude da qualidade de energia. Porém tenho algumas perguntas:

1) Estas imagens seriam geradas para todas as barras do sistema? Ou, visando uma aplicação de microrredes, seria somente para a barra de acoplamento?

2) Por que um modelo esférico para a imagem foi escolhido inicialmente?

3) Com o objetivo de aplicação em tempo real, não vale a pena estudar a aplicação da metodologia com uma linguagem de programação mais eficiente?

4) De acordo com as imagens, são avaliados as formas de onda dos sinais de tensão. Como estaria disponível esses dados para o operador? Pois, geralmente, as informações disponíveis estão em rms.

5) Visando a aplicação com a inteligência artifical, qual a vantagem de gerar as imagens para posterior avaliação por uma metodologia de inteligência artificial?

 

Parabéns pelo trabalho. 

Outros

Felipe Bayma Barbosa Rolim respondeu o tópico "Dúvidas"

Publicação: ANÁLISE DE METODOLOGIAS E FERRAMENTAS PARA SIMULAÇÕES DE SOBRETENSÕES POR DESCARGAS ATMOSFÉRICAS

Boa tarde,

 

Parabéns pelo trabalho e pela forma ao qual o apresentou, está muito bem organizado. A motivação está muito clara e os resultados corroboram as afirmações feitas. Possuo apenas algumas perguntas:

1) Foram realizados estudos com outra configuração de torre? Já que o SIN possui uma variedade de configurações. Se sim, a configuração da torre impacta bastante nas conclusões apresentadas?

2) As técnicas apresentadas estão de acordo com o que é utilizado na prática atualmente? Por exemplo, no estudo para a escolha de um isolador. Se sim, na sua opinião, quais seriam as principais melhorias que devem ser implementadas para obter resultados mais precisos?

Outros

Paulo Roberto da Silva Rufino respondeu o tópico "Objetivo e comentários gerais"

Publicação: URBANIZAÇÃO E SEGREGAÇÃO SÓCIO-AMBIENTAL NA CIDADE DE MANAUS (AM). O caso dos igarapés Manaus e Quarenta.

Prezados autores, parabéns pelo trabalho e pelo tema abordado. As questões que compõe o processo de urbanização realmente são desafiadoras, sobretudo num contexto amazonense.

Seguem aqui alguns questionamentos e comentários sobre o trabalho.

1. Senti falta de uma apresentação mais direta do objetivo da pesquisa, por isso, gostaria de perguntar qual foi o objetivo principal?

2. O conceito que guiou a realização das análises foi apresentado somente na conclusão, especificamente nas duas primeiras linhas do tópico de conclusão. Minha recomendação é que este conceito seja apresentado na introdução ou na metodologia, explicando qual a relação do conceito com a pesquisa.

3. A tabela 1 poderia ser melhor explorada, com observações sobre o êxodo rural relacionado à crescente urbanização.

4. Verifique os títulos das figuras 1 e 2, me parece que estão errados.

Outros

Diego Valim respondeu o tópico "Vantagens e desvantagens do emprego de materiais mais sustentáveis"

Publicação: MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO E SUSTENTABILIDADE

Parabéns, meninas, sinceramente não imaginava que existiam tantos materiais que poderiam/são aplicados em construções civis. É possível perceber que o grupo buscou muitas informações.

Atualmente, me corrijam se eu estiver errado, eu acredito que o cimento e os materiais metálicos estão entre os materiais mais empregados nas construções. Neste sentido, e sabendo que existe uma gama de possibilidades, quais benefícios sustentáveis justificam a utilização de um material alternativo (sempre que possível) na construção? Vocês não pontuaram as desvantagens em utilizar materiais mais sustentáveis, existe alguma desvantagem? Se sim, qual(ais)?

Novamente, parabéns!!!

Outros

Karen Collograi e outra pessoa responderam o tópico "Importância da temperatura na atividade da enzima"

Publicação: PRODUÇÃO DO AÇÚCAR ALTERNATIVO ISOMALTULOSE USANDO GLICOSILTRANSFERASE MICROBIANA - PRODUÇÃO DE ENZIMAS UTILIZANDO MICRO-ORGANISMOS POR FERMENTAÇÃO

Primeiramente gostaria de parabenizar os autores pelo trabalho. O resumo do trabalho está bem estruturado e apresenta de forma clara tanto a metodologia como os resultados. Os slides utilizados na apresentação estão bem feitos e coesos. Adorei a conclusão, pois os autores conseguiram exemplificar com base no nosso cotidiano a importância de inativar as proteases do abacaxi em preparações com leite e gelatina.

Por que é importante a adição das amostra contendo o abacaxi no banho maria? O que aconteceria se realizasse esse experimento em temperatura ambiente? E se colocasse direto na geladeira?

 

Outros

Cibele Iwamoto e outra pessoa responderam o tópico "Avaliação"

Publicação: Avaliação da eficiência do tratamento primário de esgoto sanitário com o uso do coagulante natural quitosana

Oi Cibele, tudo bem?

Eu sou o Luiz, um dos avaliadores do seu trabalho, primeiramente gostaria de agradecer pela apresentação e pelo trabalho, está muito bom mesmo. Nesses tempos difíceis fiquei surpreso de você ter executado todo o experimento de uma maneira muito bem feita como deu pra observar pelo texto e pela apresentação, queria te parabenizar também por estar fazendo a IC de forma voluntária, também é um feito louvável. Então no geral meus parabéns!! Agora vou deixar alguns questionamentos e comentários só para talvez te auxiliar em algo e melhorar ainda mais o seu trabalho!

1) Na metodologia quando você cita as velocidades de rotação, tempo de repouso e etc, você provavelmente conseguiu esses dados de algum lugar, acho legal colocar a citação!!

2) Ainda na metodologia, acho legal pra trabalhos futuros, quem sabe seu TCC, ou até na pós, começar a trabalhar com planejamento de experimentos, seja um experimento fatorial por exemplo, uma vez que você mexe com diversos parâmetros, como velocidade, tempo, dosagem do coagulante, volume de efluente e etc... Conseguir montar um experimento mais enxuto e eficiente pode te ajudar a otimizar muito seus resultados e diminuir o número de experimento. Esse tipo de técnica de planejamento trás uma robustez muito boa pro trabalho caso queiram publicar também. 

3) Em relação aos resultados, a faixa de pH nas diversas concentrações de quitosana me pareceram insignificantes a mudança, na faixa de 0.1... é tão pouco, então acho que você não precisa se preocupar com isso, estando na faixa de neutralidade ou perto de 7, o efluente está ótimo e dentro da legislação de lançamento de águas residuárias. Então se com 5 mg/L de quitosana você conseguiu uma melhor remoção de cor, DQO e etc, eu iria com essa concentração!!

No geral, está tudo muito bom, meus parabéns novamente Cibele e aproveita o evento!! 

 

Abraços,

 

Luiz

Outros

JÚLIA TULIO GOMES e outra pessoa responderam o tópico "Questões"

Publicação: CIMENTO DE OXI-SULFATO DE MAGNÉSIO (MOS) COM ADIÇÃO DE SÍLICA DO ARROZ E MICROFIBRA DE POLITEREFTALATO DE ETILENO (PET)

Olá Júlia,

tudo bem?

Parabéns pelo seu trabalho!  É muito interessante ver estudos com o uso desses resíduos.

Bom, estou como avaliadora do seu trabalho e tenho algumas questões a serem feitas.

Mas primeiro gostaria de comentar que seu texto está muito bem escrito e explicativo.

Porém fiquei na dúvida sobre a silica da casca de arroz que você utilizou. Na foto aparece um pó escuro. O que você utilizou foi a cinza da casca de arroz obtida pela queima por leito fluidizado?

Outra dúvida é porque vocês escolheram a porcentagem de 10 a 40% de SCA.

Att

Bruna

Outros

Júlia Carrara e outra pessoa responderam o tópico "Conceito e metodologia"

Publicação: Economia Circular como Condição para uma Comunidade Sustentável

Prezados autores, gostaria primeiramente de parabenizar pelo trabalho e temática abordada. A gestão dos resíduos sólidos e suas possíveis alternativas são assuntos de extrema relevância para se pensar em sustentabilidade.

Neste sentido, faço dois questionamentos para conseguir compreender melhor os caminhos escolhidos para o desenvolvimento da pesquisa. A primeira pergunta é só sobre a metodologia, observei que vocês não usaram dados quantitativos que poderiam contribuir com a argumentação elaborada, sobretudo no dimensionamento do que representa a economia circular na Unicamp, houve algum motivo específico?

A outra pergunta é sobre quais são os pilares da economia circular? Na linha 2 do tópico dos resultados, vocês apresentaram: "Dentro do recorte da economia circular temos os pilares considerados como fundamentais para o desenvolvimento de práticas sustentáveis", mas não discorreram sobre quais são.

Desde já, agradeço.

 

Outros

FELIPE HENRIQUE FOGAÇA BATISTA respondeu o tópico "Sugestões/Curiosidades"

Publicação: UTILIZAÇÃO DE HIDROXIPROPILMETILCELULOSE, METILCELULOSE E QUITOSANA NA OBTENÇÃO DE OLEOGÉIS PELO MÉTODO DE "ESPUMA" (FOAM TEMPLATED)

Ótimo trabalho e apresentação de vídeo-pôster! PARABÉNS FELIPE ;)

- O trabalho está excelentemente escrito e estruturado, apesar das avaliações terem sido afetadas pela pandemia,
os resultados obtidos não impossibilitaram as discussões acerca do que possivelmente ocorreu com os oleogéis, bem 
como ainda deixou rotas para estudos futuros.

-Sugestão...Nas palavras-chave seria legal colocar [métodos indiretos];

- Somente uma curiosidade minha....o método proposto nesta pesquisa é algo utilizado nas indústrias? Pelo elevado período
para a obtenção do oleogel (~3 dias) dá a entender que essa metodologia é mais divulgada na área acadêmica....contudo, se
possível, seria interessante comentar algumas peculiaridades do método industrial e o que vcs estudaram.

Parabéns novamente! Abraço!