Feed de Atividades

Acompanhe as principais atualizações e discussões sobre os trabalhos publicados em PIBIC 2021!

Todas as atividades (50)
Outros

JOÃO VITOR MORAES SILVA e outra pessoa responderam o tópico "Comentário geral e dúvidas"

Publicação: Casas com rampas desenhadas por Vilanova Artigas nas décadas de 1970 e 80

Olá João

Meu nome é Marcos, sou aluno de Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Tecnologia e Cidade da FEC/FAU UNICAMP.

Gostaria de parabenizar pela pesquisa. Está muito claro qual o seu objetivo e a metodologia empregada, assim como os resultados e a discussão estão em função das etapas anteriores.

As casas projetadas pelo arquiteto Vilanova Artigas são fontes de repertório para nós arquitetos, estudantes e aspirantes da arquitetura. As rampas são elementos de projeto na arquitetura moderna que elucidam os seus ideias, como o conceito de “promenade architecturale” de Le Corbusier, e ao mesmo tempo atestam a consolidação de uma linguagem arquitetônica nacional no período.

Assistindo ao seu vídeo, e lendo o texto, fiquei com algumas dúvidas.

1. Qual a justificava/ motivação que condicionou a seleção dos estudos de caso? 

2. Você identificou alguma relação entre as estratégias de projeto das rampas e o programa de necessidades de cada casa?

3. Além das rampas e a circulação dos projetos, a pesquisa pôde identificar outros aspectos ou "gaps" que permitem estudos posteriores quanto às estratégias de projeto utilizadas pelo autor em cada casa?

Parabéns pelo trabalho!

Marcos

Outros

Juliana Boldrin e outra pessoa responderam o tópico "Objetivos e sugestões de autoras"

Publicação: Podem as mulheres fazer ciência? Produção e trajetória intelectual de Paula Beiguelman

Olá Bárbara e Mariana, primeiramente gostaria de parabenizar pelo trabalho, acredito que tema seja bastante pertinente e necessário para os dias atuais. 

No entanto tenho algumas alguns questionamentos e sugestões para o trabalho. 1) Será que você pode explicar melhor sobre o objetivo principal do trabalho?. 2) Lendo o seu trabalho refleti que talvez duas autoras podem te ajudar com algumas complementações teóricas a primeira seria a Silvia Federici com a precarização do trabalho feminino e a segunda Donna Haraway com uma teorização do conhecimento situado.  

 

Outros

Matheus Dermonde respondeu o tópico "Comentários"

Publicação: A RELAÇÃO DO MERCADO CONSUMIDOR COM OS NOVOS DESCARTÁVEIS BIODEGRADÁVEIS

Olá Jordana, boa tarde! Primeiramente, parabéns pelo o trabalho, achei excelente a abordagem que vocês utilizaram, e trata-se de um tema muito pertinente. Separei algumas perguntas a você:

i) qual o motivo de terem sido selecionadas as cidades de Campinas e São José do Campos para se aplicar o questionário?

ii) você aponta que o questionário era composto por 13 perguntas, você poderia citar brevemente quais foram elas?

iii) foram coletas informações gerais (gênero, idade, renda, etc) dos respondentes? Acho que essa caracterização da amostra poderia agregar muito à pesquisa, pois poderia indicar se existiu ou não um certo viés nas respostas.

Obrigado e mais uma vez, parabéns (:

Outros

MARCELA DA SILVA ARENA respondeu o tópico "Informações "

Publicação: Associação entre a alimentação com atenção plena (Mindful Eating), consumo e escolhas alimentares: revisão da literatura

Boa Noite, Marcela!! 
Primeiramente, meus parabéns pelo seu trabalho! 

Meu nome é Isabela Baccarin, sou aluna de Nutrição na FCA e estou no segundo semestre, cursando a disciplina NT306 - Metodologia de Pesquisa Aplicada à Nutrição. Nessa disciplina, eu e meu grupo, estamos fazendo um trabalho sobre um dos pôsteres desse Congresso que nos interessasse, escolhemos o seu!

Quanto à isso, temos algumas perguntas que gostaríamos de fazer para você em relação ao processo de elaboração desse trabalho, teria algum email de contato? 

Desde já, muito obrigada! 

(Se preferir, envie seu contato no meu email: [email protected])

 

Outros

Lucas Nishida respondeu o tópico "Perguntas para avaliação"

Publicação: Entre temporalidades agenciadas e performances de emoções: análise das narrativas jornalísticas sobre células mesenquimais e terapia celular

Bom dia, Brunno, como vai? Sou Lucas, avaliador do seu trabalho.

Primeiro gostaria de te parabenizar pelo texto e pela apresentação, está muito bem escrito, já demonstra um bom acúmulo sobre o tema e tem potencial para se desdobrar em grandes discussões.

Enquanto lia seu projeto e via sua apresentação, elaborei algumas perguntas. Espero que a reflexão sobre elas possa te ajudar a avançar na sua pesquisa.

1) O enfoque do trabalho recai sobre as pesquisas com células-tronco mesenquimais do sangue menstrual. Gostaria de perguntar qual são os argumentos construídos a favor do uso dessas células nas pesquisas com células-tronco. Por que a ausência, o “não lugar”, de pesquisas e materiais de divulgação sobre células-tronco oriundas do sangue mesenquimais é problemática?

2) A ausência de materiais de divulgação sobre as pesquisas com células-tronco mesenquimais do sangue menstrual refletem uma ausência das pesquisas ou quando há esse movimento entre a pesquisa e sua comunicação essa invisibilidade aumenta? Quais os deslocamentos que ocorrem entre a pesquisa e sua divulgação científica?

3) Você comenta que a maior parte dos pesquisadores e divulgadores dos materiais analisados podem ser identificados como homens brancos. Como essa composição racial e de gênero pode atuar sobre as agendas de pesquisas científicas no país? Como os corpos, suas experiências e perspectivas se traduzem nos conhecimentos produzidos?

Outros

NICOLAS GUSTAVO DA CRUZ DA SILVA e outra pessoa responderam o tópico "Conversa sobre o trabalho"

Publicação: ANATOMIA E FISIOLOGIA ANIMAL: UMA PROPOSTA CONTEXTUALIZADA

Olá, bom dia! Meu nome é Matheus, faço doutorado na UNICAMP em ensino de ciências, já tendo trabalhado com pedagogia universitária e práticas no ensino superior. Primeiramente, gostaria de parabenizar pelo trabalho apresentado. Ele se mostrou importante para a discussão nas formas de se trabalhar os métodos de ensino na universidade, somando-se ao fato de estar muito coeso e bem escrito. Tenho algumas questões para tentar enriquecer o debate e entender um pouco mais todo o processo de realização desse trabalho.

1- A separação metodológica dos estudantes no nível de engajamento com a proposta foi pensada e estruturada anteriormente à análise dos resultados obtidos? Ou foi feita ao decorrer da análise do conteúdo?

2- Os resultados focam em analisar as respostas das questões problemas nos momentos pré e pós aula. Considerando que o trabalho discorre a importância de todo o processo de ensino e aprendizagem, gostaria de entender um pouco melhor como foi a implementação e a observação do momento de aula, e como foi o engajamento e as respostas cognitivas analisadas nesse momento.

3- Os níveis de habilidades cognitivas podem ser considerados como métodos avaliativos para os professores de diferentes áreas do conhecimento no ensino superior?

Para finalizar, uma questão para entender um pouco sobre as reflexões feitas pelos autores durante a realização e escrita do trabalho, mas que não precisa ser respondida de imediato. A problemática apresentada que os estudantes recorrem a memorização dos conteúdos é originária apenas da organização metodológica do professor? Os estudantes só decoram devida unicamente da escolha de instrumentos e métodos que os professores utilizam em aula?

Novamente, gostaria de parabenizar pelo trabalho muito interessante. Acredito que existem possibilidades de discussões acadêmicas válidas e extremamente importantes para a pedagogia universitária que foram apresentadas e analisadas por vocês.

Outros

Larissa de Assumpção e 3 outras pessoas responderam o tópico "Dúvidas e comentário"

Publicação: Carlos Gomes embranquecido – imagem e tensões raciais em torno da memória do artista, séculos XIX-XX.

Olá, Isabelle!

Em primeiro lugar, parabéns pela sua pesquisa, pelo texto e pelo vídeo! Seu trabalho é muito relevante e a sua análise foi feita de maneira bastante coerente. 

Ao ler o seu texto, fiquei com algumas dúvidas. Na sua introdução, você afirma que gostaria de analisar, entre outras coisas, a "visão que o artista quer construir sobre si". Por isso, fiquei curiosa para saber se, por meio de alguma das fontes primárias com as quais você trabalha, foi possível perceber se havia o desejo ou a necessidade, por parte do próprio artista, de ser embranquecido para poder circular no meio dentro do qual ele atuava. 

Gostaria de saber, também, sobre a continuidade da pesquisa. Você pretende continuar trabalhando com esse tema? Acho que a sua pesquisa abre portas para várias outras análises, e que acrescentar novas fontes primárias – como cartas, jornais, críticas do período etc. – talvez possa ajudar você a compreender o contexto da época e suas consequências na vida de Carlos Gomes. No meu doutorado, eu trabalho com as cartas da família imperial brasileira, e sei que há registros sobre a correspondência trocada entre o imperador Pedro II e Carlos Gomes, por exemplo. Talvez a utilização de fontes como essa possa ajudar você a compreender o contexto vivido por esse compositor no século XIX e as consequências disso na memória enbranquecida que temos dele até hoje. 

Parabéns mais uma vez e muito sucesso na pesquisa!