Feed de Atividades

Acompanhe as principais atualizações e discussões sobre os trabalhos publicados em PIBIC 2021!

Todas as atividades (50)
Outros

ARIANE MARIA ZANESCO respondeu o tópico "Pergunta Geral"

Publicação: A COMUNICAÇÃO E A VULNERABILIDADE COMUNICATIVA NA RELAÇÃO COM O PACIENTE NA PERSPECTIVA DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM, FONOAUDIOLOGIA E MEDICINA DE UMA UNIVERSIDADE DO INTERIOR DE SÃO PAULO

MIlena e colaboradores, parabéns pelo trabalho! Achei muito interessante o assunto abordado.

Gostaria de fazer algumas perguntas. Qual a importância do seu trabalho?

Apesar de você ter concluído: "comunicação paciente-futuro profissional de saúde é considerada importante para todos participantes", achei que poucos estudantes responderam positivamente às perguntas apresentadas no questionário, você saberia me dizer alguma estratégia ou metodologia para aumentar o engajamento e diálogo entre profissional da saúde e paciente?

Outros

Juliana Carron e outra pessoa responderam o tópico "Dúvidas"

Publicação: Análise da expressão gênica em larga escala do tecido cerebral de um modelo animal genético de epilepsia generalizada com crises de ausência

Olá, Marcos! Parabéns pelo trabalho. Muito bom!

Tenho algumas dúvidas e algumas sugestões...

Poderia explicar melhor o que é "crise de ausência"? A análise que foi feita, array nos tecidos, já foi realizada em humanos?

Fiquei um pouco confusa nos seus resultados, poderia explicar melhor? Sua conclusão é voltada para o gene trim2, mas e os outros, por que não foram considerados importantes? Por quê há * no gráfico de barras, mas não no gene trim2?

Adorei seus slides, muito legal. Sugiro apenas que quando for apresentar em português, que todos os slides estejam em português, incluindo as figuras.

Além disso, conferir pequenos erros ortográficos e padronizar a nomenclatura dos genes no resumo.

 

Parabéns, novamente.

Outros

Gabriela Alves de Cerqueira e outra pessoa responderam o tópico "Dúvidas e contribuições."

Publicação: Avaliação da alteração de cor e conteúdo mineral do esmalte submetido ao clareamento com agentes experimentais contendo tetrafluoreto de titânio.

Olá Júlia!!
Parabéns pelo trabalho, considero um tema bastante atual a utilização do TiF4, acredito que você fez uma excelente escolha!!


Gostaria de contribuir com uma "dica":
Eu notei lendo seu trabalho que, na tabela da microdureza, os tempos T4 e T5 seriam na verdade T7 e T30, como foi descrito na metodologia, não é mesmo? Acho que ficaria melhor padronizar a "nomenclatura"dos tempos para não ficar confuso pro leitor. E na legenda da tabela poderia descrever o que cada um significa.

E uma dúvida minha:
Por que concentrações mais baixas de TiF4 são mais eficazes? Há uma explicação para isso? Seria mais facil de incorporar?

Obrigada!!

Outros

FERNANDA GOMES DE SOUZA respondeu o tópico "Considerações - Perguntas e Dicas"

Publicação: A influência na qualidade de vida dos universitários participantes de curso livre de teatro

Olá, Fernanda!

Excelente apresentação. Você fala muito bem! Achei sua pesquisa muito pertinente. Achei a metodologia apropriada. Tenho algumas considerações.

1) O título. "A influência na qualidade de vida dos universitários participantes de curso livre de teatro" me traz uma ideia diferente do que seu projeto aborda e discute. Como se fosse, por exemplo, "A influência de X na qualidade de vida dos universitários..." quando na verdade é a influência do curso de teatro livre na vida dos universitários. Entende o que quero dizer? 

2) Na discussão eu gostaria de ter visto os resultados sendo melhor discutidos após serem apresentados, e para isso gostaria de saber qual a pergunta disparadora que você menciona. Qual foi a pergunta?

Possuo algumas dicas.

1) Acho interessante que você é da enfermagem e talvez poderia fazer um paralelo a respeito do quanto o teatro consegue fornecer a capacidade de "domínio"/percepção do próprio corpo. O quanto que essas pessoas conseguem ter de consciência corporal. 

2) Seus slides estão bem informativos e claros, mas o contrate do rosinha claro com o branco é muito baixo e isso dificulta um pouco. Para suas próximas apresentações, essa é minha única sugestão de mudança a respeito de apresentação. 

 

Excelente apresentação! Meus parabéns!

Outros

NÁTHALY CRISTINE BUENO FARIA DOS SANTOS e outra pessoa responderam o tópico "Questionamentos e sugestões"

Publicação: Efeito na Fadiga por Compaixão dos profissionais de enfermagem de uma unidade de emergência durante a pandemia COVID-19

Parabenizo pelo trabalho, tema relevante, que estamos nos debruçando para ampliar os conhecimentos, estamos ainda em Pandemia, o que faz pensar na situação da aplicação dos estudos.

Realizo alguns questionamentos e sugestões:

  1. Na introdução você coloca o início da pandemia de Covid-19 em março e não identifica o ano (2020), e nos encontramos no ano de 2021.
  2. Também na introdução você fala da Atenção Primária em Saúde e do enfermeiro com a prática avançada, o que tem contradições. Você pensa que a prática avançada contribuiria de que forma para a atuação do enfermeiro na APS?
  3. Penso que mudaria o parágrafo da OPAS da APS, pois ao ler sobre isso na introdução fiquei esperando a pesquisa nesta área também.
  4. Se atentar sobre a terminologia cliente / usuário / paciente / individuo, isso reflete de acordo com o tipo de serviço de saúde, geralmente serviço público não se utiliza o termo cliente.
  5. A tabela 1 ficou com letra muito pequena.
  6. Senti falta na metodologia ou no inicio da apresentação do resultado a colocação do n total, contei na tabela 1, foi n = 22?
  7. Tenho estudado e participado de discussões sobre a Pandemia x Trabalho em Saúde, e esse desgaste emocional, insatisfação, entre outros tem relação ao que você apresenta sobre aumento da quantidade de trabalho, aumento da demanda. Você consegue dizer se esse reflexo está relacionado ao afastamento de profissionais devido a protocolos instituído ou por adoecimento da doença Covid-19, ou pelo dimensionamento que já não era adequado?
  8. Você coloca que os profissionais procuram a crença, de que forma?
  9. Você avalia que o profissional da enfermagem é o profissional da saúde que mais sofre, devido a história da nossa profissão e de estarmos no cuidado direto ao paciente e por mais tempo?
  10.  O trabalho é essencial para a vida, e vivemos em um mundo capitalista, a enfermagem tem muitos profissionais com duplo trabalho, ou realiza diversas tarefas além do que deveria dar conta, assume mais paciente do que é permitido pela complexidade entre outras histórias existentes, e a Pandemia revelou o que já estava acontecendo, lógico que piorou em outros aspectos. Como podemos contribuir para a busca de reconhecimento profissional e melhoria das condições de trabalho, além das pontuações que você realizou pensando no seu tema?
  11. Este trabalho contribuiu em que na sua aprendizagem?

Obrigada.

Outros

Luiz Henrique G. de Rezende e outra pessoa responderam o tópico "Comentários do avaliador"

Publicação: CULTIVO DE PLANTAS PARA ENSINO, PESQUISA E PARA O JARDIM BOTÂNICO DA UNICAMP

Olá, Ana Clara, Melissa e Sara! Lindo o trabalho vocês e muito necessário. No texto, senti falta de vocês organizarem melhor os dados de observação de visitantes florais. Uma sugestão seria mostrar uma tabela com a quantidade de insetos observados, hora do dia, e informações assim para deixar o trabalho mais informativo. Senti falta também de vocês comentarem um pouco mais sobre como vocês acham que as conclusões dos experimentos podem ser usadas em atividades de ensino. Vocês podem comentar um pouco sobre o que concluíram nesse sentido?

Obrigado por considerarem meus comentários. Desejo muito sucesso no projeto!

Outros

Luiz Henrique G. de Rezende e 2 outras pessoas responderam o tópico "Comentários do avaliador"

Publicação: Variáveis ambientais na distribuição de Acanthoscurria natalensis e A. gomesiana (Araneae: Theraphosidae)

Olá, Felipe! Que trabalho bacana! Gostei e aprendi bastante sobre essa abordagem. Está tudo muito bem explicado e o texto está bem escrito. Um coisa que fiquei pensando e gostaria de saber o que você acha é sobre como podemos integrar os dados de modelagem de nicho com dados de história natural das espécies. Você comentou que informações sobre as interações, por exemplo, podem são relevantes para explicar a distribuição de uma das espécies. Pode comentar um pouco sobre como você encara a integração desses dois tipos de dados (ambientais e ecológicos)?

Obrigado por considerar meus comentários. Desejo muito sucesso com o trabalho e na sua trajetória na ciência!

Outros

NATALIA PEREIRA SILVA e outra pessoa responderam o tópico "Feedback"

Publicação: FATORES DE RISCO PARA O DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR E AUDITIVO EM CRIANÇAS MENORES DE 3 ANOS: SCOPING REVIEW

Olá Mariana, excelente apresentação, adorei a escolha do tema para realização do seu trabalho!!! Parabéns. 

Vamos lá às dúvidas/sugestões:

- No título invés de usar "scoping review" porque não seguir com o português (revisão de escopo) como no início do título? 

- Na parte introdutória para dar melhor enfase ao tema central de sua apresentação eu nortearia melhor o leitor sobre o que faz parte desse "desenvolvimento psicomotor"

- Vocês usaram um protocolo como  PROSPERO, chegaram a fazer o registro na plataforma? 

- Para criar a pergunta de pesquisa você utilizou alguma estrtégia norteadora como a PICO?

- Sugiro para os próximos trabalhos uma exploração maior acerca da metodologia tá (estratégia de busca, criterios de elegibilidade, bases de dados...)

- Nos resultados, a pobreza foi apresentada como uma barreira, mas o que foi utilizado para definir e classificar pobreza nos estudos? (acesso a benefícios sociais; Renda familiar; Insegurança Alimentar; condições de moradia....) 

- Na conclusão fiquei na dúvida do que seriam os fatores intrínsecos e extrínsecos - seria o mesmo que: fatores biológicos, sociais e familiares? 

 

Outros

Leticia Rodrigues respondeu o tópico "Dúvidas e Sugestões"

Publicação: ACIDENTES DOMÉSTICOS: PERCEPÇÕES DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Gostaria de parabenizar pelo trabalho executado, de modo especial pela excelente redação da introdução do resumo. Seguem algumas dúvidas e sugestões:

1. As referências presentes da "Metodologia" não seguem o estilo Vancouver (presente no restante do trabalho). Destaco o autor "ALBUQUERQUE, 2009", o mesmo não está presente na bibliografia do trabalho.

2. Quais fatores de inclusão e exclusão foram utilizados na seleção dos participantes?

3. Ao avaliar a Tabela 1, nota-se que o n de alguns critérios avaliados (idade, tipo de deficiência visual e causa da deficiência visual), difere do n total de participantes da pesquisa. Por que ocorreu a exclusão de participantes na avaliação destes critérios?

4. O Gráfico 1 mostra a presença de 18 participantes, porém no decorrer do texto é relatado que as declarações foram realizadas por 15 participantes. Qual o valor correto? O mesmo participante poderia responder mais de uma alternativa? Obs: sugiro inserir no gráfico o n de participantes que não declararam a ocorrência de acidentes domésticos.

5. Sugiro converter em porcentagem os valores do Gráfico 2.

6. Com relação ao Gráfico 3, a dificuldade de enxergar os alimentos não pode ser considerada consequência da deficiência visual? Por que estes itens estão desmembrados?

7. Sugiro a criação de uma tabela que apresente o n total de participantes que participaram ou não de Programas de Reabilitação, e ainda na mesma tabela  criar quatro subgrupos que indiquem se os participantes receberam ou não informações sobre a ocorrência dos acidentes domésticos.

8. Os resultados obtidos em seu trabalho vão de encontro aos relatos presentes na literatura? Considerando o elevado número de participantes que alegaram ter recebido orientações sobre a ocorrência dos acidentes domésticos, por qual motivo não existe uma expressiva redução da ocorrência desse tipo de acidentes?

Outros

HELENA ENGELMANN LUNKES respondeu o tópico "Perguntas"

Publicação: Efeitos da administração oral do ácido graxo oleico (OA) no processo de cicatrização em camundongos submetidos ao diabetes experimental

Excelente didática! Muito boa apresentação e bons resultados!

Quando você fala da capacidade imunomoduladora dos ácidos graxos, isso implica dizer que esses ácidos graxos podem estimular uma ação pro ou anti inflamatória?

O potencial na cicatrização de feridas, bem evidente nos dias 3,5 e 7, pode estar relacionado com a capacidade anti-inflamatória desse ácidos ? 

Qual período do processo de cicatrização foi realizado a análise histológica com a contagem de células inflamatórias infiltradas? Você acha que o OA recrutou células inflamatórias?

Você acha que o OA pode ativar Cxcl-1?

 

 

Outros

Diego Patrik Alves Carneiro respondeu o tópico "Questionamentos"

Publicação: Avaliação do medo frente ao tratamento odontológico em pacientes das clínicas da Faculdade de Odontologia de Piracicaba

Olá Kauani! Primeiramente, parabéns pelo trabalho.

Segue abaixo alguns questionamentos:

O  instrumento DFS, como ele é composto? Utiliza uma escala de likert para pontuar? Ele foi validado para população brasileira?

Na regressão vocês utilizaram apenas o OR bruto, foi uma opção não ajustar?

O estudo alcançou os resultados esperados pelos autores? A não associação das outras variáveis você acha que pode ter sido influenciado pela número da amostra?

Seu resumo não abordou a única associação encontrada nas seções resultados e conclusão.

Mais uma vez, parabéns pelo trabalho.