Feed de Atividades

Acompanhe as principais atualizações e discussões sobre os trabalhos publicados em PIBIC 2021!

Todas as atividades (50)
Outros

ISADORA CAPPUCCELLI e 2 outras pessoas responderam o tópico "Otimização da hidrolse"

Publicação: Utilizando a Lógica da Funcionalização de Ligações C―H: Síntese da Wedelienona

Parabéns pelo excelente trabalho Isadora. Seu trabalho mostra que substratos complexos exigem muito mais da quimica do que os procedimentos classicos. Uma etapa que fiquei interessado foi a hidrolise ao esteviol. 
O material de partida da rota é amplamente disponivel? Chegou-se a avaliar a otimização usando métodos estatisticos? Por se tratarem principalmente de variaveis numéricas imagino que seja viavel realizar a otimização do processo. Incluir o solvente de extração na otimização estatistica seria mais trabalhoso.
Mais uma vez, parabéns pelo elegante trabalho !

Outros

GABRIEL HENRIQUE PASTORELO MOREIRA respondeu o tópico "Questionários utilizados e conexão entre uso de estatística bayesiana e o aprendizado de máquina"

Publicação: Análise do ganho de aprendizado no ensino de Física com técnicas de aprendizado de máquina

Olá Gabriel, parabéns pelo trabalho, realmente interessante.

Minha dúvida é referente à metodologia utilizada. Você poderia me explicar em quais momentos as questões que demonstram a evolução do aluno são aplicadas?

Também não entendi muito bem se o aluno aprendia com as questões, ou se as questões eram meramente diagnósticas.

Por fim, percebi que você fez uso da estatística bayesiana para o cálculo da probabilidade de domínio do aluno. Porém, como sou leigo nessa área, não consegui captar onde é feito o uso do aprendizado de máquina a partir disso, se puder esclarecer eu agradeço.

Obrigado!

Outros

DARAH SOARES DIAS e outra pessoa responderam o tópico "Perguntas gerais"

Publicação: Estudo das tendências das propriedades de ligninas fracionadas por solventes a partir de um levantamento bibliográfico

Bom dia, Darah, tudo bem? Parabéns pelo seu trabalho, o texto está muito bem escrito, deu para perceber bastante a relevância do seu tópico de estudo nesse resumo. 

Eu tenho apenas algumas dúvidas mais pontuais: você menciona os tipos de lignina que escolheu para fazer o levantamento (kraft, sulfito e organossolve), mas você chegou a ver também alcalina ou enzimática? Por que focou nesses três? Você poderia também comentar se há alguma aplicação mais vantajosa para uma lignina que possui maior ou menor massa molar? 

E agora mais uma curiosidade: Antes da pandemia, qual seria a ideia do seu projeto? Pretende dar prosseguimento a esse estudo? 

Muito obrigado! 

Outros

THIAGO FELIPE CASTRO CARRENHO respondeu o tópico "Elogio e comentário"

Publicação: Contagem de partições por meio de suas representações matriciais

Parabéns pelo trabalho, Carro! Gostei do vídeo e do resumo, creio que os tópicos gerais do seu trabalho ficaram bem evidenciados, principalmente com a apresentação dos exemplos, apenas a parte técnica que fica mais difícil, o que é natural.

 

Particularmente, gostei bastante do objetivo de criar uma bijeção entre as partições e as representações matriciais. Estou cursando a disciplina de Álgebra Linear neste semestre (inclusive, com seu orientador kkk), e desde que estudei isomorfismos entre espaços vetoriais, expandi a minha antiga visão de funções reais ou complexas (aliás, fiz MA044 também e esqueci de te avisar que terminei kkkk), que trabalham apenas com números, para o conceito de que são transformações que podem envolver diferentes entidades matemáticas, como o caso do seu trabalho. Desde então, fico muito interessado quando esse conceito é aplicado.

 

Quanto ao desenvolvimento da árvore e do algoritmo, bem... confesso que está além do meu entendimento. Compreendi o que estava sendo feito com as matrizes, mas não qual o papel disso tudo. Mas vi que você mesmo comentou que teve dificuldade, inicialmente, em entender o motivo de cada função, então acho que eu não ter entendido é normal kkkk.

 

Desejo sucesso em seus futuros estudos! Espero que nos reencontremos logo!

Outros

Leandro Correia de Lima e 2 outras pessoas responderam o tópico "Projeto pioneiro"

Publicação: PROJETO E DIMENSIONAMENTO DE UMA TRANSMISSÃO PLANETÁRIA PARA APLICAÇÃO EM VEÍCULOS ELÉTRICOS MODELO FSAE

Tópico: Projeto pioneiro no país

Vocês citam no trabalho que este projeto é pioneiro no Brasil, na minha opinião, já sabendo que temos carros elétricos comercializados no país, o que tem de pioneirismo frente ao que é utilizado no mercado? Leandro Correia de Lima

Trata-se neste caso de uma transmissão para alto desempenho com cada motor ligado diretamente às rodas. Este projeto foi direcionado à minimização de volume e peso para uso em provas de máxima aceleração. Neste ponto é bastante diferente doas soluções para veículo elétricos convencionais. Além desses aspectos trata-se de um projeto pioneiro dentro da categoria de veículos da competição Formula Elétrico. Franco Dedini

Outros

Gabriel Rodrigues Silva Grillo e outra pessoa responderam o tópico "Avaliação do Trabalho"

Publicação: Métodos de primeira ordem acelerados e buscas adaptativas para minimização suave

Olá, Gabriel! Tudo bom?

Eu sou um dos avaliadores do seu trabalho! Parabéns pela apresentação, está muito didática e seu resumo está muito bem estruturado e muito bem escrito! 

Tenho algumas perguntas que eu gostaria de fazer:

  1. Algum motivo específico para ter fixado o tamanho de passo de gradiente em 1/L? Como você sempre usou funções quadráticas simples nos seus experimentos, por que não usar o passo ótimo?
  2. Qual foi a maior dificuldade que você teve nesse projeto?
  3. E hoje, após ter concluído a IC, você consegue vislumbrar algum desdobramento desse seu trabalho? Uma extensão dessa projeto para uma outra IC?
  4. E por curiosidade, você chegou a testar o método HB para outras funções?
Outros

Ketolly Natanne da Silva Leal e outra pessoa responderam o tópico "Dúvidas sobre o estudo"

Publicação: Desenvolvimento de Método Simples e Rápido para Detecção Colorimétrica de Nanopartículas de Dióxido de Titânio (TiO2)

Olá boa tarde, 

Tenho algumas dúvidas e curiosidades sobre o trabalho que você desenvolveu. 

Um ponto que queria destacar seria colocar no resumo a informação da resolução da câmera do celular, vi que utilizou um Moto G5S PLUS mas não colocou os MP da câmera do aparelho. Acho que essa informação seria relevante e também poderia ser um experimento 4 você explorar a influência de câmeras com diferentes resoluções também. 

De acordo com o texto, você comentou que houve variação de luminosidade após abrir as janelas. Como você constatou isso ? Baseado em alguma medida quantitativa ou somente observando a imagem ?

Gostei bastante que você explorou as variáveis de luminosidade, posição do telefone além de ter especificado e fixado a distância do telefone até a amostra. Além disso, você comparou os valores obtidos usando testes estatisticos (t e F), achei isso muito bom.

Um ponto que eu queria ressaltar seria sugerir que os autores tentassem adotar o tratamento das imagens usando outro software (ex. Matlab), pois assim você poderia tratar a imagem coletada usando outras ferramentas e não ficar preso somente as ferramentas que o Photometrix disponibiliza. Isso seria uma das minhas dúvidas ao ler o resumo. Os autores planejam usar outros softwares para tratar as imagens ?

Outra dúvida foi como você fez a etapa de diluição do corante ?

E como você pretende melhorar a metodologia desenvolvida ?

Uma curiosidade mesmo, é quando a caixa usada para coletar as imagens foi feita ? Uma fez que precisa possuir uma impressora em 3D para construir a caixa. 

O resumo está bem escrito e achei bem completo mesmo. Vi o vídeo e eles está muito bom também, você conseguiu apresentar dentro dos 5 mim propostos.

Gostei bastante do trabalho, parabéns.

 

 

Outros

EDUARDO CRESPI SOUZA ROCHA respondeu o tópico "Dúvida sobre Aspectos do Trabalho"

Publicação: Funcionalização de Ligações C—H em Estágio Avançado: Utilizando a Posição C19 do Esteviol como Grupo Dirigente

Olá, Eduardo. Boa tarde, tudo bem? Achei interessante a proposta e a prospecção do trabalho. Nota-se que esta Química é de ponta e que sua atuação nesta linha de pesquisa exige metodologias avançadas. Seu trabalho apresenta um desenvolvimento sintético fino e, a respeito dele, eu gostaria de tirar algumas dúvidas; (1) Existe algum trabalho já publicado que consta de forma concisa alguma atividade biológica de um análogo oxidado do esteviol? Nesta mesma linha de raciocínio, existem análogos oxidados do isoesteviol publicados que possuam especulação como potenciais para bioatividade? (2) Entendo que o objetivo é repetir a metodologia de Yu e Zhang para a ativação C-H em outra posição do esteviol (modificado), que os resultados iniciais indicam que isto não é possível e que uma hipótese para tal fenômeno observado foi dada no texto, porém eu gostaria de saber quais motivos (estruturais e reacionais) o fez chegar nessa conclusão. Estruturalmente, o que significa dizer "[...] Como no composto 7 o ácido e o grupo metila estão ligados diretamente a um ciclo-hexano, levantou-se a hipótese de que a metodologia não é compatível com ácidos cíclicos."?; (3) Eu acredito que seu Esquema 5 esteja com problemas de coerência com o texto que o cita, confirme para mim se possível. Qual posição C-H é o alvo de oxidação na proposta ilustrada Esquema 5? Aproveito para sugerir que evite o uso de frases como "[...] Com o esteviol em mãos..." em trabalhos científicos, pois na minha opinião não é formal o suficiente. Opte ao invés por exemplo "Após isolamento do esteviol" ou "Após obtenção do esteviol". Eu gostaria de salientar também que eu senti dificuldade de acompanhar o texto, o fluxo de informações não está bem organizado e faltam vínculos entre as ideias dos parágrafos sucessivos. Essas são apenas sugestões para refletir e ajudar em elaborações de textos científicos futuros! Em geral, parabenizo você e seu orientador pelo ótimo trabalho! Trabalhar durante a pandemia, de fato, não deve ter sido uma tarefa confortável. Obrigado desde já!

 

Outros

Daniel Ferreira Machado respondeu o tópico "Equações Diferenciais Contínuas e Contínuas por Partes"

Publicação: Soluções periódicas para equações diferenciais contínuas por partes

Boa Noite, Beatriz. Primeiro, gostaria de parabenizá-la pelo excelente trabalho e didática na apresentação. Tendo em vista que foi uma apresentação curta, juntamente com um resumo, achei que poderia ter considerado destacar (deixado mais claro), no resumo, a caracterização de uma equação diferencial contínua por partes, já que no título é destacado o tipo de equação a ser trabalhada. Contudo, devo julgar que você já estudou um pouco de sistemas de equações contínuas, posto isso, gostaria de saber de você, caso tenha condição de me responder, visto que é uma pergunta um pouco fora do seu trabalho, qual a dificuldade (ou diferença) em trabalhar com sistemas de equações contínuas e contínuas por partes?

Outros

Daniel Ferreira Machado e outra pessoa responderam o tópico "Método das Médias Esféricas e Método da Descida"

Publicação: EQUAÇÃO DA ONDA UNIDIMENSIONAL E N-DIMENSIONAL E APLICAÇÕES

Boa tarde, Vítor. Primeiro, gostaria de parabenizá-lo pelo excelente trabalho de pesquisa. Vejo que trabalhou bastante para concluir seu trabalho de tal forma. Bom, tenho uma questão para você, sobre o problema de Cauchy (3) que foi dividido em 4 partes (n=2, n=3, n par e n ímpar). Como você bem destacou, para cada n usou-se um método para encontrar soluções, o que é extremamente normal, usou-se o Método das Médias Esféricas nos casos em que n fosse ímpar e o Método da Descida nos casos em que n fosse par, contudo, gostaria de saber, em particular, porque o Método das Médias Esféricas NÃO pode ser aplicado diretamente para os casos em que n é par. No fundo, quero entender o que daria de ''errado'' se eu tentasse aplicar, diretamente, o Método das Médias Esféricas nos casos em que n é par.

Outros

GABRIEL BORIN MACEDO respondeu o tópico "Sobre. o aprimoramento dos modelos do tipo U-net"

Publicação: Efficient-Unet : Um aprimoramento em modelos do tipo U-net

Oi, Gabriel! Tudo bem?

Primeiramente, gostaria de parabenizá-lo pelo seu trabalho e seu resumo. O primeiro está intimamente ligado a uma área importante para a computação e de bastante relevância atualmente, principalmente no que diz a respeito a aplicações do mundo real e de imagens médicas utilizando estratégias de segmentação baseadas no aprendizado profundo. Sobre o segundo, seu resumo, destaco a fluidez na escrita. Contudo, fiquei com algumas dúvidas e gostaria também de saber mais sobre o trabalho.

a) Senti falta da estrutura do texto no resumo. Acredito que a estrutura o ajudaria e o guiaria na escrita, de forma a destacar pontos importantes, muitos daqueles que sanariam minhas dúvidas seguintes.

b) O seu trabalho propõe a criação e utilização da arquitetura Efficient-Unet pela primeira vez na literatura? Ou isso ja foi feito antes?

c) As bases de dados utilizadas no seu trabalho são provenientes de estudos anteriores com as mesmas arquiteturas? Algum motivo específico para elas terem sido escolhidas?

d) Onde você pretende chegar ou o que você pretende investigar com a avaliação das arquiteturas e bases de dados escolhidas?

e) Sobre os gráficos apresentados nas Figuras 1 e 3 (Eff-Unet), a distância entre as curvas de treino e validação tanto de acurácia, quanto para o custo, parece aumentar no final das iterações. A que você julga que se deve esse comportamento? O mesmo não parece acontecer para as Figuras 2 e 4 (Unet). 

Agradeço desde já,

Bárbara

Outros

Brenda Gaia Carvalho Feitosa e 2 outras pessoas responderam o tópico "Resultados e Discussão"

Publicação: Tectônica rúptil cenozóica na borda da Bacia do Paraná na região de Campinas, São Paulo

O trabalho está bem escrito, a leitura é fluida, houve pesquisa bibliográfica e, aparentemente, demandou um grande empenho para o refinamento dos lineamentos estruturais. A metodologia é clássica, porém vai além dos conteúdos trabalhados em disciplinas, o que demonstra o empenho da jovem em aprofundar o conhecimento sobre o tema e tratamento dos dados. Por esses fatores parabenizo a autora.

Minhas dúvidas estão relacionadas a discussão dos dados:

Brenda, nos resultados você demonstra que as orientações das estruturas no embasamento e na Bacia do Paraná têm orientações muito semelhantes. No meu ponto de vista a similaridade nas direções dos lineamentos rúpteis indicam que as duas áreas foram submetidas a tensões com componentes direcionais similares. Minha primeira pergunta é: você está de acordo com essa interpretação?

Agora sobre o significado da maior concentração de lineamentos no embasamento (1036) em relação à bacia (811). Realmente os lineamentos no embasamento estão bem mais marcados que na bacia. E essa diferença seria ainda maior se você considerasse duas áreas de extensão semelhante para a contagem. Digo isso porque aproximadamente 3/4 da sua área de estudo está da bacia e 1/4 da área é embasamento. Correto?

Dito isso, minha segunda pergunta é sobre sua interpretação dessa diferença na densidade de lineamentos rúpteis. Você diz que ela pode estar relacionada a "idade antiga além de ter sido submetido à superposição de eventos tectônicos". Como seus dados demonstram que os dois domínios (bacia sedimentar e embasamento cristalino) têm lineamentos rúpteis com direções muito semelhantes e a diferença entre os domínios está na concentração de lineamentos, será que essa diferença de densidade não está relacionada simplesmente a diferença reológica dos litotipos?

Caso tenha alguma dúvida sobre meus comentários, estou à disposição.

Reforço que são questões bastante pontuais que não atingem a qualidade do trabalho apresentado. São apenas comentários para exercitarmos juntos a reflexão geológica. =]

Um abraço e novamente parabéns pela IC.

Outros

VINÍCIUS LITVINOFF JUSTUS e outra pessoa responderam o tópico "Avaliação do Trabalho"

Publicação: Índice de Gini e distribução de Pareto

Olá, Vinicius! Tudo bem? 

Parabéns pelo vídeo-pôster e pelo resumo! Ambos ficaram muito bons! 

Eu sou um dos avaliadores do seu trabalho e eu gostaria de fazer algumas perguntas  e algumas dúvidas sobre a sua IC, tudo bem?

 

Vou começar com algumas perguntas sobre o trabalho:

  1. Do ponto de vista qualitativo, qual estratégia de estimação de α você iria utilizar para medir a desigualdade de renda no Brasil e por quê?
  2. Com base nos seus experimentos, você diria que a distribuição de Pareto foi capaz de aproximar bem toda a distribuição de renda? Senão, em quais intervalos você acha que aproximação não é tão boa e você tem alguma ideia do por quê?
  3. Você chegou a comparar os valores do coeficiente de Gini e o índice de Palma?
  4. Qual foi a maior dificuldade que você teve nesse trabalho?
  5. E hoje, após ter concluído a iniciação científica, você consegue vislumbrar algum desdobramento desse seu trabalho? Uma extensão dela em uma outra IC?

E lendo seu resumo eu fiquei com algumas dúvidas e queria saber se você pode me esclarecer:

  1. Na equação (9) do seu resumo, eu entendi que a incógnita da equação seria a, certo? Qual foi o método numérico você utilizou para encontrar o valor de a?
  2. Sobre a suas simulações: teve alguma razão para sua amostra ser 2000?
Outros

BEATRIZ MACIEL FERREIRA PEDRO respondeu o tópico "Impacto para o setor produtivo"

Publicação: Análise do cenário de formação de RH e das perspectivas de empregabilidade para os próximos anos na área de petróleo e gás no Brasil

Primeiramente, parabéns pelo trabalho! Bem legal demonstrar como o setor se apresenta em ciclos e como esse ciclo impacta a oferta e demanda de cursos relacionados a petróleo e gás. Fiquei só na dúvida de quais seriam os cursos que foram incluídos em "relacionado a petróleo e gás", para incluir recursos humanos qualificados tanto técnicos quanto de gestão, como comentado no vídeo. Além disso, só para esclarecer, as instituições de ensino com fins lucrativos, o objetivo delas é lucrar com a venda dos cursos mesmo, correto? Pergunto isso pois, apesar de o trabalho ter focado na questão da motivação dos estudantes frente a formação na área de petróleo e gás (demanda), não poderia haver também um interesse do próprio setor produtivo de investir na criação de vagas nestes cursos (oferta)? Como num balanço econômico usual entre oferta-demanda. Talvez seja algo mais difícil de ser encontrado em dados, mas seria interessante saber o quanto o setor produtivo incentiva as instituições de ensino a criarem vagas em cursos, possivelmente frente a uma carência de mão-de-obra qualificada. Uma avaliação nesse sentido poderia dar uma proporção maior do impacto da economia e educação no setor de petróleo e gás. Por exemplo, eu imaginaria que em um momento de crise, os estudantes buscariam menos o curso, menos vagas seriam oferecidas e utilizadas, portanto menos profissionais seriam formados nesse período. No moomento em que o mercado reaquece, essa carência de recursos humanos pode ser sentida pelo setor produtivo, que incentivaria uma maior oferta de cursos na área, e também uma maior demanda devido ao reaquecimento do mercado.
Muito obrigada pela atenção.